Publicado em 16/06/2015 15h28

USDA diz que práticas inadequadas de limpeza propagaram gripe aviária

Não há evidências substanciais ou significativas para apontar uma ou mais causas específicas da doença
Por: Estadão Conteúdo

frango-alimentacao

Práticas inadequadas de biossegurança e limpeza na indústria de aves de corte podem ter contribuído para a propagação do surto gripe aviária nos Estados Unidos, de acordo com relatório do Departamento de Agricultura do país (USDA). O pior surto de gripe aviária já registrado nos Estados Unidos prejudicou produtores de ovos e perus e resultou na morte de mais de 47 milhões de aves.

Segundo o USDA, a gripe aviária pode estar se espalhando de várias maneiras, mas "não há evidências substanciais ou significativas" para apontar uma ou mais causas específicas. A agência do governo elaborou o relatório após investigar 80 granjas comerciais. Pesquisadores disseram que a cepa H5N2, altamente contagiosa, é uma combinação de um vírus que veio da Ásia no ano passado com cepas norte-americanas.

Segundo os pesquisadores, aves selvagens como patos provavelmente foram responsáveis pelos primeiros casos da doença, mas algumas infecções parecem ter resultado de transmissões entre granjas. "Uma causa provável de algumas transmissões é a aplicação insuficiente de práticas recomendadas de biossegurança", diz o relatório, acrescentando que o USDA observou o compartilhamento de equipamentos entre granjas, a falta de limpeza e desinfecção de veículos que transitavam entre propriedades, e a movimentação de funcionários entre propriedades infectadas e não-infectadas.

Autoridades disseram também que material genético do vírus foi detectado em amostras de ar coletadas dentro e fora de granjas, o que dá suporte à teoria de que o vírus pode ser transportado pelo vento. Propriedades em mais de 12 Estados norte-americanos foram afetadas pelo vírus, incluindo boa parte dos granjas de ovos de Iowa e de perus em Minnesota.

Quando o vírus é detectado em uma propriedade, aves em granjas próximas geralmente são sacrificadas para evitar a propagação da doença. O risco à saúde humana é baixo, e até agora não foram registrados casos da doença em humanos, de acordo com agências federais. Desde o começo deste mês, relatos de novos casos vêm diminuindo, com apenas um novo caso registrado em Iowa. O surto resultou em forte alta dos preços de ovos no país e demissões temporárias em companhias como a processadora de carne de peru Hormel Foods Corp.