Publicado em 16/06/2015 15h08

Morre Olacyr de Moraes, o “Rei da Soja”

Empresário faleceu aos 84 anos na manhã de terça-feira (16/06); ele sofria de câncer no pâncreas
Por: Globo Rural

olacyr

Morreu nesta terça-feira (16/6), aos 84 anos de idade, o empresário Olacyr Francisco de Moraes, que ficou conhecido como o “rei da soja”. O executivo sofria de câncer de pâncreas desde 2014. O corpo foi velado no Hospital Israelita Albert Einstein. A morte de Olacyr foi informada em nota no site oficial do empresário e confirmada em sua conta oficial do Facebook.

O texto destaca o trabalho do empresário no Centro-Oeste brasileiro. "Apostou no potencial agrícola do Centro-Oeste brasileiro investindo na pesquisa e produção de grãos e algodão em uma época em que poucos acreditavam que o solo dessa região fosse receptivo à essas culturas", diz a nota.

Nascido em Itápolis (SP) no dia 1º de abril de 1931, filho de um vendedor de máquinas de costura, Olacyr começou a trabalhar com soja relativamente tarde. Após uma inundação que devastou as lavouras do Mississipi, EUA, ele iniciou, em 1973, o plantio no Centro-Oeste do Brasil.

Na década seguinte, tornou-se o maior produtor do grão no mundo, quando ganhou o título de “Rei da Soja”. Na Fazenda Itamaraty, financiou mais de 10 mil pesquisas. Destacou-se também na produção de açúcar e etanol. Precursor do que há de moderno no Cerrado, investiu na construção da Ferronorte.  Olacyr chegou a ter mais de 40 empresas nos setores de construção civil, agrícola e exploração de minérios, mas foi à falência. O empresário se endividou e chegou a dever US$ 1 bilhão. No ano de 2011, em entrevista ao jornal O Globo, Olacyr de Moraes disse: "se fizesse tudo de novo, seria mais moderado”.