Publicado em 29/10/2014 16h44

União de eficiência econômica e ambiental é chave para proteína do futuro

Afirmação é do presidente da Famasul, Eduardo Riedel, primeiro entrevistado do quadro Proteína do Futuro, que estreia para traçar os rumos da produção de carne
Por: Canal Rural

gidin

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgaram um estudo para perspectivas agrícolas para os próximos 10 anos. O material prevê que a produção mundial de aves ultrapasse a de suínos, o que a tornará a proteína animal mais produzida e consumida no mundo até 2023. Baseado nesses dados, o Jornal da Pecuária quer descobrir quais os rumos da produção, e para isso lançou o quadroProteína do Futuro, cujo primeiro entrevistado é o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Riedel.

– A proteína do futuro é a proteína animal produzida com eficiência: eficiência econômica e eficiência ambiental, que não é só reserva e a biodiversidade, é volume de insumos que se gasta para produzir um quilo daquele determinado produto – acredita Riedel.

O presidente da entidade afirma que a pecuária sul-matogrossense e a brasileira estão no caminho certo. A nível estadual, ele reforça a necessidade de utilizar as pastagens com eficácia.

– É um desafio enorme, também para o Brasil: aumentar a produtividade por unidade de área, o que vai diminuir a idade de abate, aumentar a lotação, aumentar a produtividade, liberar a pressão sobre os biomas existentes e gerar melhor resultado econômico para o produtor – sugere Riedel. 

Segundo ele, o Brasil deve seguir com estratégias e tecnologias que já estão dominadas, sejam de nutrição, suplementação e confinamento.

– Nutrição, genética e reprodução são o tripé dessa produção, e  o uso eficiente dessas tecnologias é que vai gerar a proteína do futuro. O produtor será cobrado por isso, pelo consumidor, pelo mercado. Aí entra também o papel da assistência técnica e das instituições, que devem mostrar para os produtores como seguir esse caminho.

Riedel defende esses pontos sem esquecer de uma parte fundamental da cadeia, o consumidor final:

– Que se preconize qualidade sanitária, qualidade do produto em si em relação à maciez, à apresentação no mercado. Brasil e Mato Grosso do Sul estão preparados para atender essa demanda – conclui.