Publicado em 29/10/2014 16h10

Zoetis e Associação de Criadores de Gado Jersey firmam parceria

Associados terão acesso a desconto progressivo ao adotar a tecnologia de marcadores genéticos voltada para rebanhos leiteiros
Por: Agrolink

jersey

Os pecuaristas já podem se beneficiar com a parceria entre a Zoetis, líder global em saúde animal no País, e a Associação Brasileira dos Criadores de Gado Jersey do Brasil, para que os atuais associados tenham acesso à tecnologia CLARIFIDE para gado de leite.

A ferramenta oferece ao produtor rural a possibilidade de analisar características cruciais em seu rebanho, como a força, produção de leite, taxa de prenhez, duração da vida produtiva, predisposição às mastites, entre outros aspectos que garantem maior produtividade do negócio. Voltada para as fêmeas das raças Holandês, Jersey e Pardo Suíço, a tecnologia identifica o potencial genético de cada animal em 40 características economicamente importantes de produção, saúde e composição corporal, incluindo índices compostos na raça Jersey (o número de informações varia de raça para raça).
 
Por meio desse acordo, os associados poderão adquirir os testes com uma condição comercial diferenciada. “A Zoetis está sempre disposta a incentivar o uso, ampliar o acesso à tecnologia e oferecer aos pecuaristas ferramentas que possam melhorar a qualidade genética do rebanho e, consequentemente, aumentar a lucratividade”, afirma Adriana Tunin, Assistente Técnica de Genética Leite da Zoetis. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Gado Jersey do Brasil, Marcelo P. Xavier, também reforça a importância de se adotar a tecnologia, que já tem apresentado resultados efetivos no exterior: “O interesse pelo tema no País tem crescido, impulsionado, principalmente, pela intensificação do uso de marcadores genéticos nos Estados Unidos e no Canadá. Ao analisarmos os resultados dos leilões de Jersey nos Estados Unidos, onde o uso desta ferramenta é mais difundido, os animais com boas avaliações têm um preço mais alto de venda”, explica o executivo.
 
Os produtores interessados podem contatar o representante da Zoetis ou o técnico da Associação do Jersey de sua região e obter um kit para coleta de amostra de pêlos. A partir daí, o material é enviado para a Zoetis, que produz o relatório de avaliação. Com as informações em mãos, o produtor pode estabelecer um perfil genético dos bovinos ainda bastante jovens, acelerando significativamente o progresso genético na sua propriedade. O resultado: predições sobre a performance futura do bovino, que permitem ao produtor tomar decisões genéticas mais acertadas e lucrativas relacionadas a seu rebanho.
 
Sobre o CLARIFIDE para gado de leite: a tecnologia oferecida no CLARIFIDE foi desenvolvida pelo AIPL (Animal Improvement Programs Laboratory) do USDA (United States Department of Agriculture) e seus colaboradores. Ao revelar aos pecuaristas predições genéticas sobre as fêmeas avaliadas em qualquer idade, CLARIFIDE permite que os criadores leiteiros sejam capazes de tomar decisões confiáveis na seleção e acasalamento dos animais cada vez mais cedo.
 
A ferramenta também permite aos pecuaristas selecionar fêmeas que trarão maior retorno financeiro ao longo de sua vida, levando em consideração pontos genéticos fortes e fracos. Para a maioria das características, levaria a vida toda de uma vaca, ou mais, para se obter dados suficientes de produção e de progênie (crias do animal) para se alcançar a mesma precisão das predições feitas com CLARIFIDE.
 
Segundo Adriana, o grau de confiabilidade de CLARIFIDE para característica Duração da Vida Produtiva, por exemplo, é comparável à confiabilidade de dados de 50 filhas. No entanto, agora esta informação pode ser obtida a partir do nascimento da bezerra por meio da análise genética feita com esta nova ferramenta.
 
Desta forma, CLARIFIDE soma-se às demais ferramentas já consolidadas para o melhoramento genético do rebanho, trazendo mais precisão científica às avaliações. “Além disso, as análises de características relacionadas à quantidade e qualidade do leite podem contribuir para que haja, ao final da cadeia produtiva, produtos melhores na mesa do consumidor”, ressalta a executiva.
 
Mérito Líquido

Outro diferencial da ferramenta que contribui para o incremento da produção leiteira é o índice composto Mérito Líquido, que expressa a expectativa de lucro ao longo da vida de uma fêmea em comparação com a base da raça. Criado no esforço de identificar fêmeas com maior potencial de permanecer no rebanho por mais tempo e de ser mais rentáveis, Mérito Líquido contempla características relacionadas à produção, saúde, longevidade e facilidade de parto.
 
De acordo com a executiva da Zoetis, atualmente o descarte nos rebanhos bovinos leiteiros ocorre principalmente por conta de problemas de reprodução, de locomoção e mastite. “A atenção especial nas características reprodutivas e de saúde leva a uma maior rentabilidade pela identificação de fêmeas mais produtivas e menos suscetíveis ao descarte”, completa.

Publicidade