Publicado em 25/05/2015 01h05

Embrapa apresenta tecnologias para produção de grãos em Paragominas

O dia de campo "Tecnologias para Produção de Grãos", que a Embrapa Amazônia Oriental promoveu em Paragominas no sábado (23), apresentou os mais novos resultados de pesquisa na região para as culturas de soja, milho e arroz, além de trabalhos com solo e Sistema Plantio Direto.
Por: Embrapa

O evento, aberto ao público, aconteceu no período da manhã, a partir das 7h30min, na Embrapa (rodovia PA 256, km 6), ao lado da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Os organizadores contaram com a presença dos diversos segmentos envolvidos na agropecuária regional, como produtores, técnicos extensionistas, estudantes, professores, representantes de entidades de classe e agentes de fomento.

Dentre as ações prioritárias para a região, a Embrapa, por meio do seu Núcleo de Apoio a Pesquisa e Transferência de Tecnologia - Napt Belém-Brasília, conduz projetos que visam à melhoria dos sistemas de produção de grãos, relacionados ao desenvolvimento de modelos de produção de culturas em Sistema Plantio Direto (SPD), rotação e/ou sucessão de culturas, avaliação de cultivares de arroz, milho, soja, além de feijão-caupi e girassol, para condição de safra e safrinha.

De acordo com o pesquisador Edilson Brasil, o SPD é a principal alternativa para a produção de grãos na Amazônia, em decorrência de suas vantagens e benefícios, já obtidos em outras regiões do País. "Este sistema é um complexo tecnológico de manejo de solo, da água e de culturas, que promove melhoria na qualidade do solo, no qual a implantação da cultura é feita sobre restos de culturas anteriores, com a rotação de culturas e sem a movimentação do solo", descreve o pesquisador.

Estações                                            

"As temáticas em destaque neste dia de campo envolvem experimentos de arroz, milho e soja, com apresentação de variedades e cultivares. O evento também é oportunidade para o público interessado conhecer resultados relacionados a manejo de solo", informa o pesquisador Jamil El Husny, supervisor do Napt Belém-Brasília e coordenador do dia de campo.

As novidades tecnológicas obtidas nas linhas de pesquisa em estudo na região de abrangência do Napt Belém-Brasília podem ser observadas pelo público em quatro estações demonstrativas, relacionadas a:

ARROZ - Experimentos de melhoramento genético de Valor de Cultivo e Uso - VCU com 20 materiais a serem selecionados para futuras variedades de arroz recomendadas para a região. Pesquisador responsável: Austrelino Silveira Filho

MILHO - Avaliação de Valor de Cultivo e Uso - VCU de cultivares de milho referente à Rede Nacional de Avaliação de Milho – Renamilho e apresentação de cinco variedades de milho para atender o segmento da pequena e média agricultura da região: BRS 4104 (super precoce, enriquecida com pró vitamina A), BRS 4103, BRS Caimbé, BRS 4108 – Eldorado e Sertanejo. Pesquisador responsável: Francisco Ronaldo Sarmanho de Souza. 

SOJA - Experimentos de melhoramento genético de Valor de Cultivo e Uso - VCU. Cultivares da Embrapa com potencialidades para recomendação: transgênicas BRS 333 RR, BRS 8990 RR e BRS 9090; com melhoramento convencional, a BRS Pérola. Pesquisador responsável: Jamil Chaar El Husny.

SOLO - Observação dos resultados de calagem e gesso para culturas em Sistema Plantio Direto, de inoculantes para nitrogênio na cultura de milho, de fertilizante nitrogenado de liberação lenta e da eficiência agronômica do termofosfato de alumínio, produzido pela mistura de escória (resíduo da siderurgia de ferro gusa de alto-forno) e rocha fosfatada de alumínio disponível em reservas localizadas no Nordeste do Estado do Pará. Pesquisador responsável:  Edilson Carvalho Brasil.