Publicado em 22/04/2015 00h57

Governo americano confirma caso de gripe aviária em Iowa

Governador Scott Walker decretou estado de emergência e autorizou a Guarda Nacional a ajudar na contenção do surto
Por: Estadão Conteúdo

aves
Até agora, o número total de frangos e perus impactados pelo surto é de quase 8 milhões

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) disse nesta segunda-feira (20/4) que o vírus da gripe aviária foi detectado em uma criação de frangos com 5,3 milhões de aves no Estado de Iowa. Esta é a maior criação de frangos afetada pelo surto atual da doença, que teve início no final do ano passado. Até agora, o número total de frangos e perus impactados pelo surto é de quase 8 milhões.

Autoridades não divulgaram o nome da propriedade de Iowa, mas a Associação de Aves Domésticas do Estado disse que a granja fornece ovos para consumo e processamento, e que todos os ovos foram coletados e colocados em quarentena.

Acredita-se que o vírus seja transmitido por patos e gansos selvagens, mas a indústria de aves e autoridades de saúde ainda não descobriram como a doença chegou a granjas com rigoroso controle sanitário.

No Estado de Wisconsin, o governador Scott Walker decretou nesta segunda-feira estado de emergência e autorizou a Guarda Nacional a ajudar na contenção do surto e nos trabalhos de limpeza após o descarte de aves afetadas.

Publicidade