Publicado em 20/04/2015 22h37

Confira a previsão climática para a safra norte-americana

Caso o fenômeno El Niño aconteça, episódios de veranico podem influenciar a colheita de grãos
Por: Pedro Dejneka, de Chicago (EUA)

EUA j

Foto NOAA

Relatamos em um de nossos comentários semana passada sobre a crescente possibilidade da presença do El Niño durante a primavera/verão norte americano.

A presença de um perfil climático até parecido com El Niño nos EUA, geralmente se traduz em temperaturas dentro ou logo abaixo do normal e níveis de precipitação dentro ou logo acima do normal para a maioria do cinturão de produção norte americano.

O gráfico incluso, que representa a mais recente expectativa climática do NOAA, órgão climático do governo norte americano, indica tal possibilidade. Perceba como a maioria do coração do cinturão de produção de milho e soja norte americano está branco no mapa, indicando condições climáticas normais. 

Algumas áreas do cinturão de produção, como partes das planícies centrais (Kansas, Nebraska) e algumas áreas da região centro-norte do cinturão (Dakota do Sul, Minnesota e partes de Wisconsin) poderão ser afetadas por episódios temporários de ‘veranico’, mas nada que, pelo menos até aqui, aponte para condições muito preocupantes.  Tanto é que o Grupo CWG de Washington, indica que apenas uma pequena área entre o sul de MN, extremo nordeste de Iowa e Sudoeste de WI, poderão ter 75% ou menos da média normal de chuvas entre junho e final de agosto, com temperaturas logo abaixo do normal abrangendo toda a área – condições que, se confirmadas, apresentariam excelente potencial de produção para as safras de milho e soja este ano nos EUA.