Publicado em 18/04/2015 19h31

Embrapa realiza dia de campo para transferir tecnologia de coco e citros em Acajutiba

A Embrapa Tabuleiros Costeiros promoveu, na última quinta-feira (16/04), Dia de Campo em Acajutiba, Bahia, com o propósito de transferir tecnologia e formar multiplicadores para manejo cultural e intensificação ecológica das culturas de coco e citros. O evento, que aconteceu no sítio do produtor Eraldo da Silva Santos, contou com 32 participantes entre extensionistas e produtores rurais.
Por: Ivan Marinovic Brscan | Embrapa Tauleiros Costeiros

a1

"Para o pequeno produtor, a implantação de um novo coqueiral requer a consorciação com outra cultura mais precoce, visando a obtenção de renda nos quatro primeiros anos quando ainda não é possível obter renda do coqueiro", disse o pesquisador Edson Eduardo Melo Passos, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, organizador do Dia de Campo, que teve o apoio da Prefeitura de Acajutiba e de técnicos da extinta EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola).

O pesquisador Edson Passos acrescenta ainda que as culturas consorciadas proporcionam, também, maior eficiência dos insumos aplicados, principalmente água e nutrientes. Por esse motivo, esse experimento está sendo desenvolvido em uma pequena propriedade localizada no município de Acajutiba-BA, com o objetivo de aumentar o rendimento da área cultivada e ao mesmo tempo aumentar a eficiência dos insumos aplicados.

O experimento foi instalado em maio de 2013, no delineamento experimental em blocos ao acaso, com cinco tratamentos, quatro repetições e dez plantas úteis por parcela. O coqueiro anão verde está sendo cultivado solteiro e em consórcio com laranjeira, limoeiro e mamoeiro.

"Nunca fiz consórcio. Eu já tinha alguma ideia. Com o Dia de Campo, elucidou mais. Tive outras informações que ajudaram, como a insolação do plantio de laranjas", disse o produtor Adojival dos Santos.

O evento contou com a presença do chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Manoel Moacir. Além dos 32 participantes inscritos, compareceram também o representante da Secretaria de Agricultura de Acajutiba, Flávio A. M. Dos Santos, e o chefe de gabinete da prefeitura, Rodrigo de Souza Santos.