Publicado em 16/04/2015 11h05

Supersafra e obras vão alavancar Porto do Rio Grande/RS

A previsão da supersafra neste ano é tida como a “menina dos olhos” no Porto do Rio Grande.
Por: Correio do Povo

PORTO DO RIO GRAND E 2

Como boa parte das exportações passa pelos terminais, a ideia é que as vendas externas sejam responsáveis pelo aguardado crescimento na movimentação em 2015, segundo o superintendente Janir Branco. Em 2014, passaram 34 milhões de toneladas de carga por Rio Grande. Para garantir o aumento nas operações, há uma série de obras de melhorias e modernização que estão em andamento ou prestes a começar.

Os recursos investidos devem chegar a R$ 97,1 milhões. Outro investimento aguardado é o de dragagem do canal de acesso ao porto. O processo de licitação foi concluído, e o contrato deve ser assinado em breve. A melhoria é fundamental para receber embarcações maiores.

O diretor-presidente do Terminal de Contêineres (Tecon) de Rio Grande, Paulo Bertinetti, demonstra cautela em relação ao futuro em função das dificuldades econômicas que o país enfrenta. “Será um ano em que teremos que ter força para ficar em pé”, avaliou. Ele destacou ainda que o porto tem limitações como a localização, mais ao Sul do país, e dependência de commodities agrícolas. No entanto, apesar das dificuldades, reconhece que o porto avançou e lembrou o pulo de 100 mil para quase 700 mil contêineres em poucos anos. E para melhorar o panorama, a intenção é a atração de novas cargas, como soja, fertilizantes e madeira.