Publicado em 27/03/2015 16h22

Paraná vai criar metas para agricultura para os próximos quatro anos

Planos do estado têm como meta elevar produtividade, aumentar renda e segurança alimentar
Por: Estadão Conteúdo

atrigo

O Estado do Paraná pretende desenvolver um plano estratégico para a agricultura para os próximos quatro anos. A meta é elevar a produtividade, aumentar a renda no campo e a segurança alimentar. Também está previsto o desenvolvimento sustentável nas propriedades agrícolas.

Segundo o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o plano estabelece avanços importantes, como o aumento real do Valor Bruto da Produção (VBP) do Estado em cerca de 20% no período definido, cuja expectativa para 2014 está estimado em R$ 70 bilhões.

Outras metas estabelecidas pelo plano estratégico preveem, de acordo com o secretário, o aumento da produção agropecuária em 30%, elevar a participação da produção de verduras, legumes e pequenos animais para cerca de 11% do VBP total. Foi definida, ainda, a inclusão de cerca de 20% das propriedades rurais do Estado para que tenham receita bruta anual acima de dois salários mínimos.

A Secretaria da Agricultura também fixou como meta a realização de ações ambientais em 25% das microbacias do Estado para que resgatem agrossistemas equilibrados e cursos d'água potáveis. Ortigara disse que para alcançar as metas estabelecidas, todos os núcleos regionais da secretaria e das empresas vinculadas irão se envolver na execução de seis grandes programas.

As propostas ainda serão detalhadas para que os projetos em execução possam ser inseridos em cada região, de acordo com as características e vocação de cada uma delas. Segundo Ortigara, os programas serão executados em seis áreas do Paraná, caracterizadas como basalto, sedimento, arenito, Região Metropolitana de Curitiba, Vale do Ribeira e litoral.

Publicidade