Publicado em 27/03/2015 15h37

Faltam menos de 40 dias para terminar o prazo para fazer o Cadastro Ambiental Rural

Ministério do Meio Ambiente re-afirma que o CAR será pré-requisito para concessão de crédito agrícola aos produtores rurais. Determinação passará a valer a partir de 2017, conforme consta no novo Código Florestal .
Por: Agrolink com informações de assessoria

Faltando menos de 40 dias para terminar o prazo para que todos os proprietários de imóveis rurais façam o CAR, será que ainda dá tempo de realizar o serviço antes da data limite e da maneira correta? O Ministério do Meio Ambiente reforçou a importância do CAR e do cumprimento dos prazos durante a Conferência Governança do Solo, realizada em Brasília (DF) ao longo desta semana.

Criado pela Lei 12.651/12, o CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais e que tem por finalidade integrar informações ambientais, criando assim um banco de dados nacional para planejamento ambiental e econômico. Ao realizar o CAR, o produtor rural consegue identificar a reserva legal, as áreas de uso restrito e as áreas consolidadas das propriedades e posses rurais.

O prazo para que todos os proprietários rurais do Brasil façam o CAR de suas propriedades termina no dia 6 de maio. Ou seja, após essa data, os produtores que não se cadastrarem poderão ficar impedidos de obter crédito agrícola e ter as atividades embargadas. Além disso, cadastrando-se no prazo, o proprietário de imóvel que não estiver em dia com a reserva legal - área de preservação obrigatória na propriedade - terá mais prazo buscar a regularização sem sofrer sanções. 

Segundo números oficiais, até 9 de março passado apenas 12% dos imóveis já tinham sido cadastrados em todo o Brasil, ou seja, muito aquém da meta do governo de 5,4 milhões de propriedades registradas no CAR. Em São Paulo, faltando pouco mais de dois meses para o fim do prazo, apenas 27% dos 325 mil imóveis rurais do Estado aderiram ao CAR.

Para conhecer os passos para fazer o CAR da maneira correta e dentro do prazo, na próxima quinta-feira (2/4) às 14h será realizado um treinamento online para profissionais interessados em realizar seus projetos com qualidade e cumprindo a data limite definida pelo governo. A instrutora do curso online com os 10 Passos para realizar o CAR antes do fim do prazo será Margarete Maria, instrutora do Instituto GEOeduc e sócia-fundadora da empresa TGR Treinamentos, onde atua com cursos teóricos e práticos na área de montagem de processos para Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais, Cadastro Ambiental Rural, entre outros. As inscrições já estão abertas, mas as vagas são limitadas:www.geoeduc.com/produtos/webtreinamento-10-passos-para-realizar-o-car-antes-do-fim-do-prazo.