Publicado em 27/03/2015 15h02

TO: Reunião define data para recolhimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos

Representantes do governo do Estado por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – Inpev e da Associação do Comercio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina – Aciart reuniram nesta terça-feira, 24, no município de Sítio Novo, e definiram as datas para o recolhimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos no norte do Estado que ocorrerá no período de 09 a 12 de junho.
Por: Agrolink com informações de assessoria

mts

Esta será a segunda edição do projeto na região norte do Tocantins que teve início em 2014, retirando do campo cerca de 310 quilos de embalagens vazias de agrotóxicos em alguns municípios da região do Bico do Papagaio, atendendo diretamente 61 pequenos produtores.
 
De acordo com a inspetora agropecuária da Adapec, Ingergleice Machado de Oliveira Abreu, o recebimento das embalagens vazias de agrotóxicos na região do Bico do Papagaio acontecerá nos municípios de Buriti do Tocantins, Axixá, Araguatins e Tocantinopolis, porém atenderá todos os municípios circunvizinhos a estas regiões polo. Segundo ela na reunião foram ainda definidas estratégias de divulgação e sensibilização dos pequenos agricultores para fazerem a devolução correta das embalagens.
 
Ingergleice alertou que serão recebidas apenas as embalagens vazias de produtos agrotóxicos, que não contenha nenhum resto do produto e de preferência que o agricultor tenha as notas fiscais dos produtos, além dos documentos pessoais. Os produtores que fizerem a devolução das embalagens receberão o comprovante da entrega que deve ser guardado pelo período de um ano.
 
A inspetora agropecuária da regional da Adapec de Araguatins, Erica de Mendonça Caetano explicou que a partir de agora, uma equipe de técnicos e inspetores da Agência irão promover palestras educativas nos municípios, visitar as propriedades e utilizar os meios de comunicação para informar os pequenos produtores rurais da importância da devolução das embalagens e das datas e locais do recebimento itinerante.
 
Além da equipe de inspetores de defesa agropecuária da regional da Adapec de Araguatins, participaram também da reunião a coordenadora Regional de Operações do Inpev, Ana Telma Maia Soares e o responsável técnico da Aciart de Imperatriz – MA, Lourival Souza Silva.