Lançamento Fenasul Expoleite - Foto Divulgação
A 18ª Fenasul e 45ª Expoleite foram oficialmente lançadas, marcando a retomada do evento após o cancelamento do ano anterior. A cerimônia, realizada na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em Porto Alegre, contou com a presença de animais e representantes do setor.
A Fenasul Expoleite 2025 ocorrerá de 14 a 18 de maio, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, reunindo produtores rurais, empresas, entidades e lideranças do agronegócio. O evento contará com exposição de animais, concurso leiteiro, avaliação morfológica, seminários e eventos técnicos.
A feira é uma realização da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) e da Seapi, com co-promoção da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e Prefeitura de Esteio.
Juntamente com a Fenasul Expoleite, acontecem o 10º Rodeio Fenasul, a Feira da Agricultura Familiar (com 40 estandes), o 3º Rodeio Artístico de Esteio e a 4ª Multifeira de Esteio, com exposição da indústria, comércio, serviços e artesanato do município. A programação inclui shows musicais diários, apresentações culturais, espaços de inovação e áreas para crianças.
Uma das novidades da edição é o 2º Campeonato Pan-Americano de Assadores Ancestrais, organizado pelo chef Edi da Gre e a Associação Gaúcha de Churrasqueiros e Chefs. Além da competição, será preparada a maior linguiça do mundo (150 metros) e o maior carreteiro do mundo, com dez toneladas de alimentos para servir cerca de 20 mil pessoas. A iniciativa une gastronomia, cultura e ação social, com a distribuição da comida para entidades e comunidades carentes.
O presidente da Gadolando e da Febrac, Marcos Tang, destacou a importância da Fenasul Expoleite para a realização de negócios no setor leiteiro. "No outono, é melhor fazer negócios com gado de leite, já que é a época onde as novilhas estão parindo com melhores perspectivas de pastagens", explicou.
Tang lembrou que a Fenasul Expoleite e a Expointer são os dois grandes eventos anuais para os produtores de leite. "A Fenasul Expoleite tem apenas duas edições a menos que a Expointer, portanto, é uma feira de tradição consolidada", acrescentou. A entrada é franca e a expectativa é superar os 100 mil visitantes da edição de 2023.
O secretário da Agricultura, Edivilson Brum, expressou sua satisfação em participar do evento e agradeceu às parcerias das entidades promotoras. "Este ano, pretende-se quebrar recordes, entre eles, servir o maior carreteiro do mundo. Isso agrega valor ao evento", afirmou. Brum também destacou a expertise dos técnicos da Seapi, que contribuem para o crescimento da feira e da atividade produtiva do leite.
O vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, ressaltou a presença da agricultura familiar na feira, com 40 agroindústrias expondo seus produtos. "A Multifeira é um espaço fundamental para dar visibilidade a esses empreendimentos, que geram renda, preservam a cultura local e fortalecem as economias regionais", disse Zanetti.
O diretor vice-presidente da Farsul, Domingos Velho Lopes, abordou a necessidade de ampliação da irrigação no estado. "Não podemos mais, como sociedade gaúcha, emitir esse atestado de incompetência ao perder 30%, 40% das lavouras de sequeiro em decorrência da estiagem", afirmou. Lopes também mencionou o endividamento dos produtores e a busca por soluções.
O acesso à feira é totalmente gratuito, com entrada pelo portão 3 (para quem utiliza o Trensurb) e pelo portão 7 (na rua lateral ao parque).