Publicado em 24/03/2015 09h25

Brasília recebe curso de formação para direitos dos agricultores e agricultoras sobre recurso genético da Reaf Mercosul

Representantes de governo e da sociedade civil do Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Venezuela, Chile, Bolívia e Equador participam, a partir desta terça-feira (24), da etapa presencial do ‘Curso de Formação Direitos das Agricultoras e dos Agricultores sobre Recurso Genético da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf)’.
Por: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a discussão é fundamental, pois fortalece variadas iniciativas do ministério relacionadas com sementes crioulas, destacando ações do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O encontro, que segue até quinta-feira (26), ocorre no Hotel Esplanada, em Brasília (DF). A ação faz parte da agenda de trabalho do Grupo Temático de Adaptação as Mudanças Climáticas e Gestão de Risco da Reaf Mercosul. O curso foi dividido em duas etapas. A primeira, realizada virtualmente, contou com cerca de 50 agricultores de diversos países, que discutiram, entre outros temas, a agrobiodiversidade e o papel da agricultura na conservação ambiental.

Para essa próxima etapa, dois representantes de cada país participante foram selecionados para continuar a discussão, quando será definida uma agenda de trabalho conjunta para o tema. Além de identificar fragilidades e necessidades que cada região possui para a implementação dos direitos dos agricultores familiares nos países, os debates proporcionam a troca de experiências entre as organizações envolvidas.