Publicado em 24/03/2015 09h13

Safra 2015/2016 de cana-de-açúcar deve aumentar em função do aumento do percentual do álcool na gasolina

Agora, com o aumento da mistura de etanol anidro na gasolina, que passou de 25% para 27%, a safra 2015/16 de cana nas mais variadas regiões do Brasil tende a crescer ainda mais. Isso porque, enquanto ocorriam as discussões a respeito do novo porcentual, o dólar disparou ante o real e pressionou as cotações internacionais do açúcar.
Por: Paraíba Total

ret

Até agora, as previsões divulgadas por consultorias especializadas mostram que aproximadamente 57% da oferta de cana será destinada à fabricação do biocombustível no ciclo que começa oficialmente em 1º de abril. A avaliação é de que, com a nova mistura, esse porcentual possa subir um pouco mais e se aproximar dos 60%.

Só neste ano, o dólar acumula valorização de 22% ante a moeda brasileira, ao passo que o açúcar negociado na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) cedeu 14%. Por conta disso, a expectativa é de que as usinas aumentem a produção de etanol, visando a suprir a demanda adicional por anidro, estimada em 1 bilhão de litros.

A mistura de 27% foi decidida pelo Cima (Conselho Interministerial de Açúcar e Álcool) no último dia 04, após meses de negociações com o setor sucroenergético e a indústria automobilística.

O Cima é formado pelos ministérios da Agricultura, Fazenda, Desenvolvimento e Minas e Energia e levou em conta testes feitos pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

A entidade deve terminar no fim deste mês as averiguações de durabilidade para decidir se a mistura pode passar de 25% para 27% também na gasolina premium.