Publicado em 09/01/2025 13h21

Pastagem Zuri prospera com fertirrigação e reuso de águas da suinocultura

“A reutilização de águas residuárias da suinocultura foi aplicada com sucesso".
Por: Leonardo Gottems


“O projeto na Fazenda Ilza reforça a importância do monitoramento contínuo da qualidade da água e do solo". Foto Pixabay

Na Fazenda Ilza, do Grupo Auma, um projeto de fertirrigação liderado pela consultora Daniella Ferreira, da EVECA, demonstrou o potencial do reuso de águas residuárias da suinocultura. A técnica foi aplicada em 13 hectares de pastagem Zuri, resultando em uma produção expressiva de 559.240 kg de massa verde, o equivalente a 43,01 toneladas por hectare. Parte dessa produção foi convertida em silagem, o que aumentou significativamente a capacidade de suporte animal por hectare.

"A reutilização de águas residuárias da suinocultura foi implementada com sucesso na Fazenda Ilza, como parte de uma estratégia para intensificar a produção com foco em sustentabilidade e redução de custos", explica Daniella Ferreira.

Estudos indicam que o uso de águas residuárias pode elevar em até 30% a produção de massa seca em pastagens como Tifton 85 e Xaraés. Além disso, a técnica reduz a necessidade de fertilizantes minerais, promovendo uma adubação eficiente e equilibrada. Entre as vantagens, destacam-se a redução de custos com insumos químicos, maior sustentabilidade ambiental, incremento da produtividade e a possibilidade de geração de créditos de carbono pela redução de emissões de gases de efeito estufa.

"O projeto na Fazenda Ilza reforça a importância do monitoramento contínuo da qualidade da água e do solo, garantindo segurança e eficiência no processo. Os resultados comprovam que a fertirrigação é uma solução viável para produtores que buscam aliar sustentabilidade ambiental, alta produtividade e novas fontes de renda", conclui a consultora em sua publicação no LinkedIn.

Publicidade