Publicado em 23/03/2015 10h04

Soja 2014/15: Recorde fica maior em MT

Apesar de um início de safra complicado, em Mato Grosso, quando a seca chegou a interromper por algumas semanas o plantio – o que obrigou muitos produtores a plantar para além da janela ideal – e de novos registros de seca em janeiro, a sojicultura 2014/15 não apenas garante mais um recorde de área e de produção, como amplia essa vantagem. Conforme a quarta estimativa de safra feita pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o atual ciclo vai ofertar cerca de 28,14 milhões de toneladas (t), 7% mais que a colheita anterior de 26,29 milhões t.
Por: Diário de Cuiabá

vir

A revisão da estimativa reflete o ganho espacial anual da cultura que resultou em mais um recorde de área de plantada: 8,94 milhões ha. Como frisam os analistas do Imea, a estimativa desse mês não alterou a projeção de produtividade, já que a colheita está em andamento. Sendo assim, o rendimento segue previsto em 52,4 sacas por hectare (sc/ha), número que se confirmado será quase 1% maior que o saldo da safra 2013/14, mas longe de ser um resultado inédito.

“Apesar dos grandes volumes produzidos por Mato Grosso nesta safra, a participação da produção do Estado, em relação ao total nacional e no mundo, estará reduzido, diferentemente do que ocorreu na participação da área, que aumentou, demonstrando que o crescimento da produtividade em Mato Grosso não está acompanhando o ocorrido tanto nos outros estados brasileiros, quanto no mundo”.

AVALIAÇÃO - Como destacam os analistas, neste quarto levantamento, os pequenos ajustes na área se deram em virtude do término da semeadura ter ocorrido após a última estimativa, necessitando, assim, de alterações sobre a área final cultivada neste ciclo. “Contabilizamos que a área final da safra 2014/15 apresenta um acréscimo de 506 mil hectares com relação à temporada anterior, que apresentou área de 8,44 mil hectares. Em percentual, a expansão foi de 6%”.

As duas principais regiões que impactaram sobre a elevação da estimativa de área foram a nordeste e a médio-norte, com elevação ante o levantamento anterior de 49,97 mil ha e 43,91 mil ha, respectivamente. Já as regiões noroeste e sudeste tiveram recuo na área, de 39,66 mil há e 29,72 mil ha, respectivamente, ante a estimativa passada. Apesar dos ajustes, todas as regiões apresentam elevação anual de área, ou seja, quando comparadas à safra 2013/14.

Devido ao aumento na expectativa da área, o impacto sobre a produção foi de 248 mil toneladas, com o novo volume da safra 2014/15 acrescentando quase 1,85 milhão t a mais sobre o saldo do ciclo 2013/14.

COLHEITA – Dos mais de 8,94 milhões ha, 88,3% estavam colhidos até o último dia 19, quando o Imea atualizou o acompanhamento. O saldo, quando comparado a igual momento do ano passado, segue negativo, já que o atraso segue, fechando mais uma semana de trabalhos com -4,2 pontos percentuais (p.p).