Publicado em 23/09/2024 12h50

Empresários debatem desempenho e inovação em encontro do Sebrae

Evento do projeto ALI Produtividade reúne empreendedores para troca de experiências e soluções práticas.
Por: Sebrae - MS

Com o intuito de promover troca de experiências e construção de conhecimento, na última quinta-feira (19), o Sebrae/MS promoveu um encontro para cerca de 40 empresários atendidos pelo projeto ALI Produtividade, no laboratório de inovação e prototipagem Living Lab, em Campo Grande. O evento teve como objetivo promover a troca de experiências e o desenvolvimento de soluções para os principais desafios enfrentados pelos negócios.

 

Uma parceria entre o Sebrae, o Governo Federal, o Senai e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o ALI Produtividade visa aumentar a eficiência e a competitividade de micro e pequenas empresas. O programa oferece um acompanhamento individualizado com um Agente Local de Inovação (ALI), focando na identificação de desafios específicos e na elaboração de um plano de ação colaborativo.

O encontro faz parte de uma jornada de seis meses, que inclui mapeamento, apresentação de soluções e verificação de resultados. O diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, enfatiza a importância de ter controle dos dados da empresa para implementar mudanças eficazes. “Conhecer o próprio negócio é fundamental, pois qualquer ajuste de processo pode trazer grandes resultados. Trocar conhecimentos, ouvir a experiência do outro, traz luz aos pontos de melhoria do negócio e assim pode inovar e crescer, esse é o intuito”, ressaltou.

Em Mato Grosso do Sul, a iniciativa acompanha 316 negócios, entre micro e pequenas empresas, em todo estado, dos setores de serviços, comércio e indústria. Como é caso das sócias Karoline Higashi e Kessy Higashi, proprietárias da loja K-Baby Store. 

“Quando a gente recebe a visita do agente e fala sobre os nossos problemas, logo acabamos vendo soluções. Com a correria da rotina, temos dificuldade de pôr algumas coisas no papel e com esse acompanhamento, fica mais fácil, sem contar as orientações que recebemos. Fica tudo mais palpável e, num curto espaço de tempo, nós já conseguimos implementar soluções”, contaram as sócias.

Também é o caso das proprietárias da Fato Negócios Imobiliários, Jussara Loubet da Rosa e Roseli Maria Loubet. “Como temos uma equipe pequena, os ajustes de processos já surtiram bastante efeito. Temos o objetivo de melhorar a forma de captação de clientes, estamos desenvolvendo uma metodologia de melhor atender e para aumentar o número de pessoas atendidas e assim rentabilizar mais”, destacou Jussara.

O programa também atende empresas como a do Sílvio César, que é proprietário da Art Estética Odontológica. “Com pouco tempo, a gente já consegue ter uma visão melhor das dificuldades do dia a dia e começa a colocar em prática. O meu principal objetivo é organizar a gestão da minha empresa, fluxo, indicadores, produtividade e já estou implementando várias coisas vistas aqui”, explica Sílvio.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae/MS, os empreendedores podem contatar a Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.

Publicidade