Publicado em 11/09/2024 12h40

Com mostra de produtos na SuperAmas 2024, Sebrae/MS apoia empresários no acesso à novos mercados

Evento tem o intuito de profissionalizar o setor supermercadista para melhor atender o consumidor e gerar oportunidades de negócio.
Por: Sebrae - MS

Com o intuito de conectar empreendedores e proporcionar oportunidades de negócios, começou nesta terça-feira (10), a SuperAmas 2024, promovida pela Associação Sul-mato-grossense de Supermercados (Amas), em Campo Grande, com o apoio do Sebrae/MS, em parceria com o Sistema Fecomércio e o Governo do Estado, por intermédio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

A abertura do evento contou com representantes das instituições, entre eles, o governador Eduardo Riedel, que destacou a importância do segmento no crescimento econômico de Mato Grosso do Sul e o compromisso em trabalhar em conjunto com as instituições para apoiar os empreendedores. “Essa é uma das principais feiras de um setor que gera empregos e renda a nossa população. Cabe ao Governo do Estado não atrapalhar o empreendedor e buscar um ambiente competitivo para os negócios, fomentando as atividades e baixando os impostos de forma responsável. Vamos continuar apoiando os empresários, pois só dessa maneira o Estado vai crescer, se desenvolver e trazer mais oportunidades para as pessoas”, expôs.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, a instituição enxerga a SuperAmas como um ambiente favorável para os pequenos negócios acessarem novos mercados e ampliarem a lucratividade. “Temos aqui um momento importante para que o pequeno empresário consiga colocar o seu produto no mercado. Estamos com um stand que expõe produtos de 40 empresas atendidas por nós, para que elas possam se conectar com bares, restaurantes e supermercados interessados em comercializá-los. Dessa forma, o Sebrae cumpre o seu papel, fortalecendo o pequeno negócio e o inserindo no processo de desenvolvimento”, destacou Mendonça.

O primeiro secretário do Sistema Fecomércio e conselheiro do Sebrae/MS, Adeilton Feliciano do Prado, também ressaltou a importância da feira como uma oportunidade para conectar os empreendedores. “Nossa expectativa é termos bons negócios e que todos possam colocar a sua empresa no mercado, principalmente estreitando a relação entre indústria e varejo. A feira já é tradicional no Estado e traz toda a cadeia de negócios tanto do grande empresário como do pequeno, que está entrando no setor”, pontuou.

De acordo com o coordenador de Competitividade Brasileira da Semadesc, Augusto César Ferreira de Castro, 70% da economia sul-mato-grossense está no setor de Comércio e Serviços e os supermercados representam uma fatia importante nesse contexto. “O setor supermercadista reúne toda uma cadeia produtiva que possui proximidade com outros pequenos negócios e uma grande capilaridade. Quando você vai numa cidade um pouquinho maior, já encontra supermercados e conveniências nos bairros bem estruturados. Então, creio que essa parceria é muito importante porque fortalece os pequenos negócios através de uma política pública com o governo do Estado”, completou.

A abertura da feira contou com diversas autoridades, dentre elas, Denylson Prado, presidente da AMAS, que também destacou a importância do setor supermercadista na economia. “Estamos orgulhosos de realizar este evento em 2024, trazendo melhorias e novidades, discutindo temas importantes para nosso setor, que tem mais de mil estabelecimentos comerciais e gera milhares de empregos no estado. Nosso segmento está sempre inovando no atendimento, buscando a qualificação e novas tecnologias para atender os clientes. Também buscamos o diálogo constante com os poderes e a sociedade em geral”, concluiu.

Oportunidades para os pequenos negócios

Com mais de 50 expositores ligados ao ramo alimentício como supermercados, padarias, bares e restaurantes, a SuperAmas 2024 está na 31ª edição. Realizado no Bosque Expo, em Campo Grande, o evento segue até quinta-feira (12) e traz oportunidades de negócio para os empreendedores de todo o Estado. Para possibilitar que as pequenas empresas tenham acesso à novos mercados, o Sebrae/MS realiza em um stand uma mostra de produtos que reúne 40 negócios atendidos pela instituição por meio do programa “Move +”, voltado para auxiliar micro e pequenas empresas, artesãos e produtores rurais no aumento da competitividade.

Durante a SuperAmas, as empresas selecionadas são representadas nas negociações por agentes de mercado do Sebrae/MS que fazem a prospecção dos produtos e a ponte entre o empresário e a empresa interessada em fazer negócio. O empresário Everson Fleck, proprietário da Nostra Charcutaria participa há dois anos do “Move +” e ressalta que é uma oportunidade incrível poder expor produtos na feira.

“É muito importante para nós, que somos uma empresa pequena e totalmente artesanal, estar aqui junto com várias outras, expondo, sendo conhecida e recebendo a visita de vários empresários. É uma oportunidade de poder fazer negócios com supermercados e expandir nosso negócio”, comemorou.

Adriano Souza, proprietário da empresa Mel da Serra da Bodoquena, é outro empresário que expõe produtos na SuperAmas. Há doze anos, ele conta com o auxílio do Sebrae para o desenvolvimento do negócio e participa do programa “Move +” desde 2023. “Estar aqui é poder apresentar o resultado de um trabalho desenvolvido, uma oportunidade de crescimento. Eu aconselho a todos que puderem procurar o Sebrae, pois com eles nós conseguimos ir mais longe e trabalhar com o suporte que o empresário precisa”, ressaltou.

Programa “Move +”

Em 2024, o programa “Move +” atende, ao todo, 300 empreendedores em Mato Grosso do Sul. Por meio da iniciativa, os empresários têm acesso a uma jornada de consultorias feitas por agentes de mercado que visa trazer mais competitividade a partir da aceleração e expansão comercial do negócio e conexão com outras empresas das quais podem se tornar fornecedores.

Na primeira edição, realizada em 2023, 205 empresários foram atendidos pelo “Move +”, o que resultou no aumento do faturamento médio das empresas participantes em 24,33%. No total, as empresas realizaram, juntas, R$ 4,3 milhões em vendas e, dos empresários atendidos, três estão em processo de consultoria para internacionalização.

Publicidade