Os equipamentos recebidos pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso serão enviados para o combate aos incêndios no estado, especialmente, na região do Pantanal. O direcionamento foi informado pelo diretor operacional da corporação, coronel Fabrício Gomes Costa.
Foram entregues 2.500 pares de luva, 1 mil balaclavas para incêndio florestal, 250 equipamentos de proteção individual diversos, 30 capacetes, 11 drones e seis sopradores de ar. A entrega oficial foi realizada nessa terça-feira (20.08), no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá. Também serão recebidos uniformes que devem chegar nos próximos dias.
“São equipamentos de última tecnologia e vão potencializar a nossa capacidade de resposta, de logística e qualidade ao enfrentamento dos incêndios florestais em Mato Grosso”, disse coronel Fabrício. Atualmente, mais de 100 bombeiros estão em campo nas ações de combate ao fogo no Estado.
O material que contabiliza mais de R$ 2 milhões é fruto de uma doação do Instituto Ação Verde, mantido pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) e Bioind (Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso), a partir de uma parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Estado do Mato Grosso e a iniciativa Protecting Our Planet Challenge, que contemplam recursos da Re:wild, Bezos Earth Fund and Bobolink Foundation.
“Esse recurso vem de um fundo internacional que tem como objetivo beneficiar a natureza, uma vez que o fogo causa prejuízos para produtores rurais, fauna e flora mato-grossense. A intenção é continuar essa ajuda e esperamos que possa vir uma ajuda ainda maior”, comentou Luiz Pedro Bier, presidente do Instituto Ação Verde.
A Secretária Estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, destacou que é muito importante essa união entre poder público, setor privado e sociedade civil e que essa doação é o exemplo prático de como a soma dos esforços traz resultado para toda a sociedade. Afinal, os equipamentos serão utilizados pelos bombeiros para reduzir os impactos ambientais e evitar que a saúde dos indivíduos seja prejudicada por uma ação ilegal.
“Essa é uma parceria estratégica muito importante para todos os envolvidos”, definiu Giuseppe Lobo, diretor executivo do Bioind. “Todos os parceiros estão muito felizes de fazer a doação ao Corpo de Bombeiros mato-grossense”, definiu o diretor da Fiemt, Adilson Ruiz