Publicado em 21/08/2024 16h07

Com mais de 500 participantes, Seminário da ANCP abordou as etapas do melhoramento genético

Evento também contou com lançamento da DEP para facilidade de parto.
Por: Assessoria de imprensa

O 28º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, realizado no último dia 16 de agosto, em Uberaba (MG), superou todas as expectativas. Com o tema central “Da prenhez ao parto”, o evento reuniu mais de 500 participantes, entre criadores, pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, programas de melhoramento, associações de raças bovinas e empresas da área de genética, provenientes do Brasil e de outros países da América do Sul, consolidando-se como um dos mais importantes do setor pecuário.

Promovido pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), o encontro abordou de forma completa as etapas do melhoramento genético que vai da concepção à produção de bezerros, englobando temas como mercado, nutrição e, é claro, genética. As palestras, ministradas por renomados especialistas da área, apresentaram as últimas novidades e tendências do setor, proporcionando aos participantes uma visão aprofundada sobre os desafios e oportunidades do mercado.

Dentro do assunto central do seminário, as palestras abordaram temas como mercado pecuário de cria (Antonio Chaker/Instituto Inttegra), nutrição fetal e qualidade do bezerro (Pedro Veiga/Cargill), expressão genética reprodutiva (professor Zequinha/Unesp Botucatu) e as novas ferramentas de seleção para precocidade sexual (Fernando Baldi/ANCP). Além das palestras, o evento contou com duas mesas redondas para discutir os assuntos abordados. 

Um dos momentos mais importantes do evento foi o lançamento da nova DEP (Diferença Esperada na Progênie) para facilidade de parto, ferramenta fundamental para auxiliar os criadores na seleção de animais com maior potencial para partos sem distocias, desenvolvida desde 2018 pela equipe de pesquisa da ANCP, com a colaboração de empresas parceiras e de criadores associados que forneceram dados fenotípicos de FP.

De acordo com Fernando Baldi, estudos preliminares mostram que a nova ferramenta será particularmente útil em situações de animais com DEP para peso ao nascer maior que 1 kg. “A DEP Direta para Facilidade de Parto de Primíparas (DFPP) e a DEP Maternal (MFPP) deverão ser utilizadas de forma complementar junto com a DEP para peso ao nascer na hora de realizar a seleção e o acasalamento dos animais, utilizando os filtros genéticos que oferecidos no programa de acasalamentos MaxPag da ANCP”, explica.

Além da DEP para facilidade de parto, a ANCP trouxe mais duas novidades que foram apresentadas recentemente para seus associados. Uma delas foi a DEP para Mocho, que indica a chance de um animal transmitir a característica mocho para seus filhos. Com ela, os criadores poderão escolher os melhores animais para reprodução, aumentando a variabilidade genética de seu rebanho mocho.

Já a avaliação multirracial, que utiliza a metodologias de metafundadores, realiza avaliações genéticas em conjunto com outras raças zebuínas através da conexão genômica. Isso permite que raças como Brahman, Guzerá e Tabapuã se beneficiem das informações genéticas do Nelore, especialmente para características de difícil mensuração, como eficiência alimentar e qualidade da carcaça.

Para o pecuarista Flávio Teodoro Martins, da Fazenda Batuque, localizada em Cáceres (MT), o seminário foi muito importante, especialmente pelo lançamento da DEP para Facilidade de Parto, essencial para os criadores. “A demanda por essa ferramenta era grande, e a ANCP mais uma vez demonstrou sua capacidade de atender às nossas necessidades”, destaca. 

“Com essa nova DEP, poderemos selecionar animais com maior facilidade de parto, reduzindo os problemas nas fazendas comerciais. Além disso, a DEP de Mocho também é um avanço significativo, atendendo à crescente demanda dos criadores. Essas novas ferramentas nos permitem produzir animais com características mais desejáveis, atendendo às exigências do mercado”, elogia Martins.

O evento também foi marcado pelo lançamento do Sumário de Touros das Raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã, edição de agosto de 2024, com informações detalhadas sobre as principais novidades, como tabela de animais líderes para facilidade de parto e DEP de caráter mocho.

O sucesso do 28º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores foi confirmado pelo presidente do Conselho Deliberativo da ANCP, João Carlos Guimarães Giffoni Filho, que destacou a importância do lançamento da nova DEP para facilidade de parto, contemplando os anseios dos criadores associados.

“Os partos distócicos eram um desafio crescente na raça Nelore. Mas a ANCP, mais uma vez, mostrou sua capacidade de inovar. Ao lançar essa nova DEP, estamos oferecendo aos criadores uma ferramenta fundamental para reduzir esse problema e melhorar a saúde dos animais. A satisfação dos criadores durante o evento, que trouxe palestras de alto nível e um público engajado, demonstra a importância dessa nova ferramenta para o setor”, finaliza Guimarães.

Publicidade