Startups de Mato Grosso do Sul marcaram presença no Startup Summit 2024, o maior evento de inovação realizado pelo Sistema Sebrae no Brasil, que reúne investidores, empresas e entidades do ecossistema empreendedor. O encontro, que ocorreu em Florianópolis (SC) entre os dias 14 e 16 de agosto, contou com mais de 10 mil participantes e 1.000 expositores, tendo ainda perspectiva internacional com a participação de 12 delegações estrangeiras.
Mato Grosso do Sul foi representado por uma caravana composta por 40 pessoas, viabilizada de forma conjunta pelo Sebrae/MS, por meio de seu laboratório de inovação, Living Lab; e pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect). No grupo, estavam 31 startups, sendo que 20 foram reconhecidas entre as “tops 1.000 do Brasil” pelo Prêmio Sebrae Startups. Além disso, parte dessas empresas também expôs produtos e serviços no evento.
“Muito me honrou acompanhar estas empresas em todos os dias, juntamente com a equipe do Sebrae. Hoje já são 223 startups sob o olhar e acompanhamento do Sebrae, muitas delas recebem ou receberam recursos do Programa Centelha, Tecnova, Tuiuiú, Challenges ou mesmo mentoria no Living Lab, com recursos do Governo de Mato Grosso do Sul. Investir em ecossistemas de inovação que gerem negócios, empresas inovadoras e revolucionem uma cidade ou país leva tempo, mas este tempo chegou,” defende Márcio de Araujo Pereira, diretor-presidente da Fundect e conselheiro do Sebrae/MS.
“Ter um olhar de visão de futuro, entender como é que funciona o mundo do capital de investimento, participar de palestras e oficinas com nomes globais renomados, e outros reconhecidos no meio da inovação de startups. Nossa missão, junto com a Fundect, foi oportunizar tudo isso para os nossos empresários para que, em 2025, o cenário melhore ainda mais”, complementa Leandra Costa, gerente do Living Lab do Sebrae/MS.
O Startup Summit 2024 ofereceu um ambiente propício para capacitação e networking. Para Thiago Oliveira, líder da Porter SGE, uma startup de Mato Grosso do Sul que descomplica a automação fiscal e financeira de maneira inteligente com uma plataforma on-line, o evento foi enriquecedor e capaz de gerar conexões valiosas.
“Foi o melhor evento que já fomos, nos ajudou a chegarmos a vários parceiros, pois fizemos um ‘baita’ networking e o feedback dos investidores foram ótimos também. A ajuda do Sebrae e do Living Lab foram imprescindíveis, não só por proporcionar essa missão, mas pelos programas que fizeram a Porter SGE estar mais bem capacitada”, disse o empresário.
O evento se destacou por suas discussões sobre inteligência artificial e o impacto crescente nas startups brasileiras. Palestrantes de destaque compartilharam estratégias para construir negócios de valor, e o papel das mulheres no ecossistema de startups foi amplamente discutido. O encerramento do Startup Summit contou com a participação de grandes nomes internacionais, como representantes da Amazon, enriquecendo ainda mais as discussões sobre o futuro da tecnologia e inovação.
Para mais informações, entre em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae pelo número 0800 570 0800.