Ricardo Nicodemos, presidente da ABMRA, e Jacyr Costa Filho, presidente do COSAG-FIESP
A construção do Projeto Marca Agro do Brasil e o impacto que o maior movimento de comunicação para motivar o orgulho da população pelo Agro e torná-lo uma paixão nacional foi pauta na reunião do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da Fiesp na tarde desta segunda-feira, 22, na sede da entidade que representa a indústria brasileira. A apresentação foi liderada pelo presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), Ricardo Nicodemos, logo após a exposição realizada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, sobre o Plano Safra 2024/2025.
Ricardo Nicodemos traçou a linha histórica da iniciativa, considerada o maior e mais abrangente projeto capaz de envolver os setores que compõem toda a cadeia produtiva e as iniciativas público e privada, para posicionar corretamente o setor e construir a marca Agro do Brasil. O presidente da ABMRA informou que está em fase avançada de captação de recursos. Ele explicou que o ponto de partida do Projeto Marca do Brasil foram as informações e dados revelados pela pesquisa “Percepções sobre o Agro. O que pensa o Brasileiro”, realizada pelo Movimento Todos a Uma só Voz, que abordou 4.215 pessoas da sociedade urbana. “Neste estudo inédito identificamos que 7 a cada 10 brasileiros se mostram favoráveis ao Agro e 30% da população se declararam desfavoráveis. O que nos chamou a atenção entre os que têm restrição ao setor é que 51% desse grupo são jovens com idade entre 15 a 29 anos, faixa etária que abriga os futuros consumidores de produtos originados do Agro, próximos de entrarem no mercado de trabalho, com capacidade de influenciar as novas gerações e de atuação muito ativa nas redes sociais”.
Nicodemos também explicou que, ainda que o projeto alcance todos os públicos, no primeiro momento a comunicação terá mais foco na fatia que se posiciona de forma neutra, que foram ouvidos em uma outra pesquisa para avaliar a linha criativa das peças que serão veiculadas em mídias de massa, como TV, rádio, revistas, jornais e nos meios digitais. As pesquisas mostraram que o tom deve ser amistoso e, para que a mensagem seja compreendida por todos, a linguagem precisa ser bem acessível. “A comunicação descortinará o campo e mostrará à população brasileira que o Agro é mais que um fornecedor de alimentos e de matérias primas: ele torna a nossa vida melhor, promovendo oportunidades de estudar, trabalhar, empreender, crescer e evoluir”.
Nicodemos complementou dizendo que “a empresa que ajudar a despertar o sentimento de orgulho na população brasileira pelo Agro conquistará o coração dos produtores e terá sua gratidão. Estamos em fase avançada com as negociações de patrocínio com empresas e entidades, mas, por força contratual, ainda não podemos revelar quais são. Em breve teremos o prazer de divulgar para o mercado as companhias que entenderam a importância de construirmos uma marca forte para o Agro e que investirão para torná-lo uma paixão nacional”.
A oportunidade de apresentação do Projeto Marca Agro do Brasil na reunião do Cosag da Fiesp foi celebrada pelo presidente da ABMRA. “Este é um projeto de co-criação e co-participação, por isso foi muito importante dialogarmos e apresentarmos o Projeto Marca Agro do Brasil e sua construção nesta reunião do Cosag, que engloba autoridades e indústrias que estão inseridas na cadeia produtiva do agronegócio. O nosso intuito é levar a mensagem ao máximo de representantes dos diversos setores para que todos, juntos, possamos construir esta história e posicionar o Agro da forma como ele tem de ser visto: com admiração e exemplo para o Brasil”.
Sobre a ABMRA
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