De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (11/07) pela Emater/RS-Ascar, na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, o tempo seco prolongado permitiu aos apicultores monitorar os enxames, já que as baixas temperaturas levam ao rápido consumo das reservas alimentares. Na região de Caxias do Sul, os apicultores utilizaram redutores de alvado para ajudar na retenção de calor nas colmeias. As condições gerais dos apiários foram satisfatórias, sem relatos de danos nas caixas. No entanto, a produção de mel está praticamente estagnada.
Na região de Erechim, as colmeias têm apresentado baixa atividade de abelhas e reservas limitadas de alimento devido às temperaturas baixas e às chuvas contínuas. Os apicultores estão intensificando os preparativos para o outono/inverno. Na região de Ijuí, a atividade está restrita à manutenção e recuperação de caixas e suplementação alimentar dos enxames.
Em Passo Fundo, a escassez de floradas tem reduzido o fluxo de néctar e pólen para as colmeias, exigindo revisões frequentes para avaliar a alimentação das colmeias e a necessidade de fornecimento de alimentos suplementares. Na região de Pelotas, os produtores estão realizando manejo de inverno, reduzindo o espaço interno das colmeias e utilizando ponchos para manter a temperatura do ninho mais alta.
Na região de Porto Alegre, apenas os enxames mais fortes conseguiram produzir. Os apicultores continuam fornecendo alimentação artificial, e a colheita já foi finalizada, com uma queda de produtividade estimada entre 50% e 70%. Em Santa Maria, a atividade apresenta uma queda significativa na produtividade, especialmente em São Vicente do Sul, onde a redução chegou a 70%.
Na região de Santa Rosa, a chegada da frente fria reduziu o forrageamento das abelhas e o fluxo no alvado. A limpeza dos apiários e o recolhimento de caixas-iscas estão em andamento. As floradas predominantes no momento são as de nabo forrageiro e canola.