Publicado em 09/07/2024 12h00

Internacionalização: Sebrae assina convênio de cooperação com corporação de desenvolvimento no Chile para ações na área

O objetivo é estreitar as relações com o país vizinho, principalmente, entre as startups e negócios inovadores.
Por: Sebrae - MS

Na tarde dessa segunda-feira (8), o Sebrae/MS assinou um convênio de cooperação com a Corporação de Desenvolvimento Regional de Tarapacá, no Chile – uma instituição sem fins lucrativos que fica em Iquique e visa o desenvolvimento local. O documento formaliza a troca de conhecimentos e construção de ações de inovação entre os dois países, aproximando Mato Grosso do Sul do Chile, principalmente na temática de startups, investimentos, prototipagem e aceleração.

O intuito da cooperação é estreitar as relações com o país vizinho, principalmente, entre as startups e negócios inovadores, considerando a Rota Bioceânica enquanto geradora de oportunidades para a economia local. De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça essa parceria é importante para criar ambientes favoráveis aos negócios.

“Um dos papéis do Sebrae é de aproximar os empresários para que possam negociar, estabelecer futuras parcerias e aproveitar oportunidades. Nesse caso, nosso intuito é integrar os brasileiros com os empreendedores dos países que integram a Rota Bioceânica, como o Chile. Já temos um trabalho consolidado com startups, promovendo inovação nos negócios e essa parceria é uma troca de experiência entre os dois países”, destacou o diretor-superintendente.

Segundo o governador da Região de Tarapacá, José Miguel Carvajal, a assinatura é a formalização do acordo de colaboração para estreitar as relações institucionais, aproximar as economias e potencializar oportunidades de desenvolvimento. “O convênio fortalece o compromisso com a instituição focando no desenvolvimento da Rota Bioceânica e o desenvolvimento da economia local”, ressalta.

Para o gerente geral da Corporação de Desenvolvimento Regional de Tarapacá, Alvaro Andres Jorquera Tapia, as instituições deram um grande passo para a promoção de iniciativas que favoreçam os pequenos negócios. “A assinatura de hoje é muito importante, pois tem o objetivo de formalizar uma relação e ter um marco legal e administrativo que permita levar adiante ações que beneficiem os empreendedores, além do Sebrae transmitir o que estamos fazendo nos empreendimentos. É uma aliança virtuosa que vai beneficiar ambos os lados, levando conhecimento e desenvolvimento para as regiões”, afirmou.

Durante a solenidade de assinatura, também estiveram presentes a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, e a gerente do Living Lab – Laboratório de Inovação e Prototipagem do Sebrae/MS, Leandra Oliveira da Costa, além dos representantes das demais entidades que também assinaram convênios de cooperação.

Mais informações sobre as ações desenvolvidas pelo Sebrae/MS e parceiros voltadas para promover conexões corporativas, podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.