Na noite de 4 de julho de 2024, a Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso do Sul (OCB/MS) celebrou 45 anos de história com uma cerimônia memorável realizada no Gran Murano, em Campo Grande. O evento reuniu mais de 600 pessoas, entre cooperativistas, autoridades, jornalistas e convidados especiais para uma noite de homenagens, premiações e celebrações que destacaram a trajetória de sucesso e impacto do cooperativismo em Mato Grosso do Sul.
Na ocasião também foi celebrado os 25 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), que é um dos braços da OCB, responsável por ofertar as soluções para desenvolver e impulsionar negócios cooperativistas. A missão do Sescoop é promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da governança e da gestão das cooperativas brasileiras e estrangeiras, por meio de acordos de cooperação técnica com outras nações.
A OCB/MS representa e defende os interesses das cooperativas de Mato Grosso do Sul, promovendo a união, a inclusão e o crescimento sustentável. Atualmente, com mais de 130 cooperativas registradas e 500 mil cooperados, a OCB se orgulhar de seus números e dos resultados que as cooperativas têm alcançado ao longo de suas quatro décadas e meia a frente desse setor tão pujante e forte.
A noite de comemoração foi marcada por grandes momentos. Logo no início do evento, para contextualizar os convidados, foi exibido um trecho do documentário produzido especialmente para comemorar os 45 anos da OCB/MS. O filme oferece um olhar profundo sobre a história da instituição, suas conquistas e desafios, e inspira a todos a continuar trabalhando em prol de um cooperativismo forte e atuante. A obra completa estará disponível em breve nas redes sociais do Sistema OCB/MS.
Eduardo Riedel, Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, fez questão de prestigiar o evento e participar da assinatura do Programa Estadual de Desenvolvimento do Cooperativismo (PROCOOP). “A OCB tem uma história no Mato Grosso do Sul de muito sucesso. Começou com algumas cooperativas pequenas, mas extremamente sólidas. Então, ao longo destes 45 anos representando as cooperativas, a OCB foi se fortalecendo. Nos últimos dez anos talvez tivemos uma explosão de investimentos por parte das cooperativas sul-mato-grossenses, e hoje são grandes geradoras de desenvolvimento”, enfatizou Riedel.
Esta iniciativa é um marco para o fortalecimento e a expansão das cooperativas no estado, promovendo políticas públicas e ações estratégicas que visam o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. O documento foi formalmente assinado pelo governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; pelo Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck; pelo Deputado Estadual Prof. Rinaldo Modesto e pelo Presidente do Sistema OCB/MS, Celso Ramos Régis. “Mato Grosso do Sul teve um grande investimento das cooperativas. O Governo do Estado tem um programa muito claro que é o Procoop, é o Programa de Desenvolvimento do Cooperativismo. Ele tem um papel importante na organização dos produtores, mas também na agroindustrialização”, salientou o secretário da Semadesc, Jaime Verruck.
Outro momento, muito aguardado por todos, foi a entrega do VII Prêmio de Jornalismo da OCB/MS. Este prêmio reconhece o trabalho dos profissionais da imprensa que, por meio de suas reportagens, contribuem para a disseminação e valorização do cooperativismo no estado. Os finalistas foram celebrados e os vencedores foram anunciados em um clima de grande expectativa e comemoração. Confira aqui os vencedores.
E, para finalizar com chave de ouro, a celebração contou com a emocionante apresentação do renomado cantor e compositor Renato Teixeira, que encantou os presentes com seus grandes sucessos e trouxe um clima de confraternização e alegria ao evento. Sua música, que reflete a cultura e as tradições pantaneira e sul-mato-grossense, foi a trilha sonora perfeita para essa ocasião especial.
Ao longo de 45 anos, a organização tem sido um pilar fundamental para o fortalecimento do cooperativismo no estado, consolidando-se como uma referência de inovação e boas práticas. O futuro da OCB/MS é promissor, com planos de expandir ainda mais suas ações e continuar sendo um agente de transformação, reafirmando seu compromisso com a cooperação e o desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul. E assim, a noite foi encerrada com um sentimento de união e propósito, reafirmando o compromisso de todos com os valores e princípios cooperativistas.