Publicado em 17/03/2015 19h16

Aphortesp reforça importância da água para a agricultura durante a APAS 2015

A Aphortesp (Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifrútis do Estado de São Paulo) participa da 31ª Edição da APAS 2015, a maior feira de supermercados do mundo, entre os dias 4 e 7 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. Durante o evento, os associados Grupo Matsusako e Grupo Hasegawa irão representar a entidade e estarão com estandes no pavilhão branco, setor FLV (Frutas, Verduras e Legumes).
Por: Tatiana Freitas

O tema deste ano da APAS é Produtividade – a serviço do consumidor, que caminha junto com um dos objetivos da Aphortesp que é manter a entrega de alimentos para os supermercadistas em meio à falta de água “A crise hídrica teve impacto na produtividade de folhosas no estado de São Paulo. Nossos associados tiveram uma média de 30% em quebra de produção e 33% em redução de área plantada devido à falta de água”, explica Ricardo Lopes, presidente da Aphortesp. Atualmente a Associação é responsável por mais de 10 milhões de folhosas/mês, sendo que 40% são de alface, entre crespa, lisa e americana.

A água é essencial para garantir a produção de alimentos e por isso, os associados da Aphortesp estão cientes que o uso consciente da água é fundamental para a perenidade dos negócios. “Já adotamos boas práticas para o uso da água na produção das lavouras, como por exemplo, a capacitação dos produtores para manejo de irrigação; melhoria contínua nos sistemas de tubulação e bicos irrigadores ou em alguns casos a substituição de sistema de aspersão para sistema de gotejamento ou micro aspersão que reduzem em média 30% o consumo da água. Além disso, já foram implementadas outras melhorias no manejo como não irrigar em picos de calor para diminuir a evaporação e adoção da adubação verde”, finaliza o presidente.

Lopes ressalta a importância da participação da associação na Feira. “Trocar experiências, conhecimentos e desafios do setor com os principais players do mercado é imprescindível para desenvolver melhorias em toda a cadeia produtiva”, destaca o presidente.

Mais informações sobre a APAS podem ser obtidas direto no site da feira: http://feiraapas.com.br/.