Publicado em 03/07/2024 17h25

Trouw Nutrition aborda nutrição e qualidade intestinal na Suinfair 2024

Por: Redação

A Trouw Nutrition, líder em soluções inovadoras em nutrição animal, confirma presença na Suinfair 2024 – uma das principais feiras suinícolas do Brasil –, em Ponte Nova (MG), entre os dias 2 e 4 de julho. No evento, a companhia destacará duas tecnologias para suínos: o suplemento alimentar para leitões Milkiwean Yoghurt e Selko AlpHa®, que melhora a digestão e a qualidade intestinal do plantel.

A suinocultura moderna avança em produtividade devido a fatores como a seleção genética, o que resulta em matrizes mais produtivas e em aumento considerável do número de leitões por leitegada, com maior variação de peso ao nascer. Nem sempre, porém, a produção de leite das porcas é suficiente, tornando a quantidade de leite e o aporte de nutrientes inadequados para garantir um bom desenvolvimento da leitegada. Com isso, há risco de desempenho inferior, desuniformidade e presença de leitões vulneráveis, o que pode provocar aumento das taxas de mortalidade.

“A solução para a correta nutrição dos leitões é Milkiwean Yoghurt, suplemento lácteo líquido de alta digestibilidade e palatabilidade que complementa o leite da porca. Milkiwean Yoghurt é formulado para otimizar o desempenho dos animais, aumentar o consumo de matéria seca na maternidade e proporcionar transição suave do leite materno para a ingestão de ração após o desmame. Ao suplementar com a solução na maternidade, a necessidade de transferência de leitões (mãe de leite) é minimizada, reduzindo também os riscos sanitários. Como resultado observamos o aumento do peso ao desmame, da homogeneidade da leitegada e do número de leitões desmamados”, afirma Paulo Roberto Teixeira, gerente de contas Premix Suínos.

Outro assunto discutido na Suinfair envolve a qualidade da água ingerida pelos animais e a relação direta com a qualidade intestinal. “Selko AlpHa® oferece inúmeros benefícios. A água combinada com a mistura de ácidos orgânicos livres tamponados melhora a qualidade microbiológica e previne o desenvolvimento de E. coli, Salmonella, leveduras e fungos. No suporte digestivo, essa mistura de ácidos reduz o pH e a capacidade de tamponamento da ração no estômago. Isso melhora a digestão dos alimentos e auxilia a quebra das proteínas pela pepsina. Os benefícios sobre o intestino incluem a modulação da microbiota e maior capacidade absortiva”, explica Aneilson Soares, gerente técnico de Premix Suínos.

Além dos produtos, que fazem parte de estratégias integradas da Trouw Nutrition, o serviço NutriOpt On-site Adviser (NOA) é outro destaque na Suinfair. Aparelho portátil que realiza análises rápidas de matérias-primas e rações utilizando tecnologia NIRs portáteis, ele se diferencia pela agilidade e eficiência na gestão da qualidade e das formulações nutricionais, permitindo ajustes em tempo real para melhorar a produção. “A presença dos produtos e tecnologias da Trouw Nutrition na feira reforça nosso compromisso com a inovação e o avanço da suinocultura, contribuindo para a sustentabilidade e eficiência da atividade”, finaliza Aneilson Soares.