Publicado em 17/03/2015 17h58

Eucalipto transgênico não provoca seca, diz especialista

“A crise hídrica não é, com certeza, resultado do plantio de eucalipto”, afirma Hilton Thadeu Zarate Couto, professor do Departamento de Ciências Florestais, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ). “Em seu ciclo, ele faz com que a água vá para a atmosfera e, com as chuvas, para os rios, abastecendo os mananciais”, explica o especialista.
Por: Agrolink

euca

Membro da CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), Couto estava presente na reunião do órgão realizada no último dia 5 de março, que foi invadida por aproximadamente 200 pessoas protestando contra o cultivo de eucaliptos transgênicos no Brasil. No mesmo dia, cerca de mil mulheres militantes do MST invadiram um centro de pesquisa da empresa Futuragene, em Itapetininga (SP), destruindo um importante banco genético – fruto do trabalho de nove anos de pesquisa e investimento.

No encontro da CTNBio justamente se discutia-se a liberação do eucalipto transgênico desenvolvido pela Futuragene, processo do qual Hilton Thadeu é relator. “A empresa terá que fornecer informações do que está acontecendo com esse material e onde ele está sendo plantado, até a liberação total. O material e o ambiente de plantio serão também monitorados por cerca de cinco anos e, durante esse período, a sugestão da CTNBio é que não se plante mais do que 2 ou 3% da área de efetivo plantio da empresa para termos a certeza de que ele não trará nenhum problema ao ambiente”, explica.