Publicado em 17/03/2015 12h33

Banana produzida em Moçambique é comercializada na África do Sul

A African Food Companny facturou em 2014 cerca de 10 milhões de rands com a exportação para o mercado sul-africano de três mil toneladas de banana produzida em Chivonguene, distrito de Guijá, província de Gaza, disse o director de produção da empresa.
Por: Macauhub - China

banana

Ashley Cameron disse ao jornal Notícias, de Maputo, que a banana exportada para a África do Sul representou cerca de metade da colheita total no ano passado, situada em pouco mais de seis mil toneladas, cuja comercialização foi preferencialmente destinada ao mercado local, com destaque para a região sul do país.

O director de produção adiantou que o início do projecto conheceu alguns sobressaltos devido às cheias que fustigaram as zonas de produção, provocando a perda de plantação da banana em aproximadamente 80 hectares, situação que foi ultrapassada.

Instalada em 2013, a empresa iniciou a sua actividade na sequência de investimento de oito milhões de dólares e está a trabalhar actualmente numa área de pouco mais de 300 hectares, de um total de 500 hectares disponíveis, empregando mais de 400 pessoas, na sua maior parte mulheres.

De acordo com a página electrónica da empresa (http://theafricanfoodcompany.com/), a African Food Company conta com o apoio de diversos investidores internacionais. (Macauhub/MZ)