Publicado em 31/05/2024 10h34

Uso de biológicos no Brasil é impulsionado pela nova geração de produtores

Dado foi apresentado durante o BioSummit 2024, evento que superou expectativa de público e recebeu participantes de cinco países.
Por: Flávia Romanelli

O mercado de biológicos tem crescido e conquistado cada vez mais espaço entre a nova geração de produtores agrícolas do país. A afirmação foi feita nesta quarta-feira (29) por Eric Emiliano, diretor da L.E.K. Consulting, que participou do painel “Oportunidade na Indústria e Distribuição de Bioinsumos”, dentro da programação do BioSummit 2024, encerrado hoje em Campinas (SP). O evento recebeu durante dois dias cerca de 750 visitantes, número 25% maior do que o esperado pelo FB Group, organizador do BioSummit.

Segundo pesquisa da L.E.K Consulting divulgada durante o evento, 78% dos respondentes disseram que já usam produtos biológicos em suas propriedades. A faixa etária que mais concentra produtores que adotam os bioinsumos é de 36 a 55 anos. “O agricultor brasileiro é o que tem a menor média de idade do mundo, e esse fator favorece muito a adoção de novas tecnologias como os biológicos. Além disso, podemos destacar dois fatores para o crescimento desse mercado: o trabalho que essas empresas fizeram de lançar produtos, e de gerar essa demanda junto ao agricultor e desenvolver esse mercado”, destaca.

Emiliano observa que o Brasil já trabalha com agricultura regenerativa há algum tempo e que está na vanguarda desse segmento no mundo. O diretor também destaca que os setores público e privado, principalmente por meio das universidades e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), estão bastante conectados para que esse mercado esteja em evidência.

Dados do evento 

O BioSummit reuniu durante dois dias um público de cinco países e 16 estados brasileiros, entre 750 participantes, 33 empresas expositoras e patrocinadoras, e 55 palestrantes. Um dos organizadores do evento, o engenheiro agrônomo e professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), Jerson Guedes, destaca que tanto o público quando as empresas também tiveram suas expectativas superadas. “Conversei com expositores e participantes que estavam bastante impressionados com os temas trazidos para debate”, comenta.

Para CEO da FB Group, Daiana Bisognin Lopes, os números do BioSummit 2024 comprovam que esse é um setor em franca expansão. Ela confirma que o evento será anual, e pretende em breve divulgar onde e quanto será realizado em 2025. “Tivemos apresentações e discussões de alto nível, e muitas delas vão ditar o caminho que o mundo de bioinsumos vai seguir daqui para frente”, afirma.

O cantor sertanejo Zé Neto, que faz dupla com Cristiano, visitou o BioSummit nesta quarta-feira, já que agora tem participação na empresa Biotil, expositora do evento. O artista conta que decidiu investir no setor após usar um produto da empresa em uma de suas propriedades no interior paulista e comprovar sua eficácia. “Como sertanejo não deixo de estar ligado ao agro, por isso achei que esse seria um bom investimento."

Sobre o BioSummit - O evento é promovido pela FB Group, com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Nacional das Empresas de Produtos Fitossanitários (Aenda), Associação Brasileira de Bioinovação (Abbi), Associação Nacional de Difusão de Adubos (Anda), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Instituto Federal Farroupilha, Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) de Jaboticabal, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sociedade Entomológica do Brasil (SEB), Rede de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Bioinsumos do Rio Grande do Sul (Redeitec Bioinsumos/RS), entre outras entidades nacionais com a participação da indústria.

Publicidade