Publicado em 24/05/2024 16h28

Leilão Brangus arrecada R$ 691,4 mil para o RS

O montante resultou da venda integral de 89 pacotes de sêmen e 46 de embriões doados pelas mais tradicionais cabanhas de Brangus do Brasil e do exterior, além de cinco pacotes de coleta
Por: Carolina Jardine

Foi com vendas ágeis turbinadas pela solidariedade que o Leilão SOS Rio Grande Brangus arrecadou R$ 691,4 mil para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O montante resultou da venda integral de 89 pacotes de sêmen e 46 de embriões doados pelas mais tradicionais cabanhas de Brangus do Brasil e do exterior, além de cinco pacotes de coleta. Emocionado, o presidente da Associação Brasileira de Brangus (ABB), Cacaio Osório, agradeceu a união dos pecuaristas pela realização do evento, que contou com apoio do Grupo RBS, Lance Rural e TV El Campo, empresas, centrais de inseminação e criatórios de todo o país.

O time de vendas do SOS Rio Grande Brangus uniu quatro dos maiores nomes do martelo gaúcho. Fábio Crespo, Marcelo Silva, Eduardo Knorr e Pedro Bastos dividiram a bancada recebendo lances solidários, com compras de Sul a Norte do Brasil. Como símbolo do potencial de uso da raça Brangus em todo território nacional, o remate teve lotes arrematados por Rondônia, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, além, é claro, do Rio Grande do Sul. “Esse leilão foi excepcional. Em um momento em que convivemos com famílias e negócios que foram destroçados pelas águas, esse remate mostra a ajuda que precisamos para sair dessa situação e recuperar nosso Estado. E é só trabalhando que conseguimos ajudar”, frisou o presidente do Sindicato dos Leiloeiros Rurais e Empresas de Leilão Rural do RS (Sindiler) - apoiador do pregão-, Fábio Crespo.

O presidente do Núcleo Brangus Sul, Gabriel Barros, terminou o leilão satisfeito com a onda de solidariedade criada. “Vim hoje de Santa Maria pela estrada olhando os estragos. E termino esse remate muito realizado ao ver a energia e a alegria que tivemos aqui hoje e por contribuir para que nossa comunidade possa seguir em frente. Para reconstruir esse Estado é preciso levantar a cabeça, ter força e é isso que demonstramos aqui hoje. Estou muito feliz com o resultado”, salientou.

A verba arrecadada, assim como as doações recebidas pelo PIX na Campanha SOS Rio Grande Brangus, será integralmente destinada ao Instituto Desenvolve Pecuária, organização capitaneada pela pecuarista Antonia Scalzilli. Presente no estúdio da Lumiere Produções, ela agradeceu ao esforço coletivo dos criadores branguistas na realização do evento, que contou com mobilização Brasil afora. “Agradeço a todos os amigos que não estão no RS, mas que estão aqui de coração com a gente. O agro trabalha, produz e ajuda. Estamos unidos pelo compromisso de reconstruir esse Estado”, disse ela. Os recursos, explicou a criadora, serão destinados para um segundo momento de reconstrução das residências perdidas pelas águas. “Quando as pessoas puderem voltar a seus lares, estaremos juntos para que esse momento seja menos doloroso”, garantiu.

Publicidade