Em uma iniciativa inédita para a capacitação profissional destinada aos povos originários, aconteceu, neste mês, entre os dias 16 e 19 de maio, na Aldeia Babaçu em Miranda, o curso de Competências Mínimas de Condutor de Ecoturismo e Turismo de Aventura (CMC), com o objetivo de fortalecer o turismo de base comunitária nas aldeias indígenas da região.
Realizado pelo Sebrae/ MS por meio do programa Cidade Empreendedora em parceria com a Prefeitura Municipal, o curso formou 24 condutores de turismo indígenas, em maioria da etnia Terena. Ao receberem a certificação de condutores de turismo, eles poderão atuar tanto em suas comunidades, como serem contratados por empresas de turismo, além de estarem aptos a empreender como microempreendedores individuais.
“Este curso será um divisor de águas para as comunidades Babaçu e Cachoeirinha, porque já iniciamos o turismo de base comunitária com um projeto piloto aqui. Com a qualificação e este certificado, reconhecido nacionalmente, nossos condutores poderão trabalhar nos atrativos turísticos, o que aumenta as oportunidades de emprego, ou se tornarem empreendedores. Nosso foco é a geração de emprego e renda para que o desenvolvimento beneficie diretamente as comunidades indígenas” destacou o Secretário de Turismo e Cultura de Miranda, Fernando Henrique Albuquerque.
“Esta é a primeira capacitação deste tipo na região e é direcionado a todas as comunidades indígenas da região, não se limitando apenas à aldeia Babaçu. Outras comunidades também estão envolvidas, e todos saíram capacitados para atender aos turistas e desenvolver o etnoturismo que estamos fomentando no município. Além da capacitação técnica, o curso também abordou a importância da formalização dos participantes. Ao obterem um CNPJ ou se tornarem Microempreendedores Individuais (MEI), eles poderão se cadastrar oficialmente como condutores de turismo” explicou a analista técnica do Sebrae/MS, Thaynara Durso.
O programa Cidade Empreendedora traz um conjunto de ferramentas que apoia a transformação econômica do município, fortalecendo o comércio local e capacitando empreendedores. Desde 2023, quando a Prefeitura Municipal de Miranda, aderiu à iniciativa oferecida pelo Sebrae/MS, os indígenas têm participado de capacitações voltadas ao empreendedorismo o que despertou às comunidades para novas oportunidades de negócio, principalmente na área do etnoturismo.
Um dos resultados deste trabalho foi a consolidação de um produto turístico na Aldeia Babaçu, que oferece ao público uma rica experiência cultural, com a apresentação de danças típicas e do artesanato local. Além de gerar renda com o oferecimento da visita, os indígenas também enxergaram a ação como potencial para a economia criativa, pois disponibilizam as peças artesanais feitas na comunidade para a venda.
O produto foi exposto, pela primeira vez, para o público externo como um projeto piloto no dia 6 de abril e, desde então, a comunidade continua sendo acompanhada para a profissionalização do grupo e o curso de condutores vem corroborar com essa iniciativa.
Considerado a porta de entrada para o sul do Pantanal, o município de Miranda destaca-se por sua biodiversidade e riqueza cultural, e por meio da capacitação e formalização, o etnoturismo poderá ser desenvolvido e explorado de forma organizada e sustentável.
Formalização que trará desenvolvimento para a região
A formalização dará acesso a direitos e seguros específicos, além de permitir a emissão de notas fiscais quando receberem grupos de turistas. Assim, eles estarão contribuindo com o município e garantindo seus direitos enquanto novos empresários.
O curso de Competências Mínimas de Condutor de Ecoturismo e Turismo de Aventura, foi ministrado pelo consultor do Sebrae e representante da Associação Brasileira de Turismo de Aventura (ABETA), Josemar Contesini, que preparou os participantes para avaliações de conformidade de Sistemas de Gestão de Segurança em Turismo de Aventura (SGS – ABNT NBR ISO 21101) e de Líderes de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Competências Mínimas de Condutor ABNT NBR ISO 21102).
Com uma metodologia que combinou aulas teóricas e práticas, o treinamento utilizou dinâmicas de grupo para que os participantes pudessem vivenciar e refletir sobre as habilidades e competências exigidas pelas normas e pela atividade, como atendimento ao público e noções de cartografia.
Segundo o capitão da aldeia Babaçu, Clenivaldo Pires, a iniciativa permite que os indígenas consigam atender os turistas de forma eficaz. “Nós queremos oferecer o melhor para as pessoas que vão vir visitar a nossa comunidade, então, termos pessoas capacitadas para lidar com elas é fundamental. Isso vai proporcionar renda e mais qualidade de vida a todos. É o que a gente precisa”, ressaltou.
Um dos participantes do curso foi Jefferson Fonseca Francelino. Ele enfatiza que a capacitação também forneceu um novo olhar, e estimulou os participantes a mostrar e valorizar o que a aldeia tem de melhor, inclusive para os outros moradores.
“Este curso não só nos ensinou novas habilidades, mas também reforçou nosso compromisso com a valorização e preservação da nossa cultura e tradições. Tivemos a oportunidade de apreciar a fauna, a flora e os remédios medicinais usados por nossos antepassados, compartilhando esse conhecimento com os demais”, relatou.
Diante deste contexto, o curso irá promover a economia circular, pois, além de permanecer na comunidade, os novos agentes também vão consumir dentro do município, beneficiando a economia e população mirandenses.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site www.cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.