Publicado em 17/05/2024 09h59

Empresa argentina começa venda de trigo transgênico HB4

As primeiras sementes foram direcionadas para varejistas de insumos agrícolas no país.
Por: Leonardo Gottems

A empresa argentina Bioceres Crop Solutions anunciou suas primeiras vendas da semente de trigo transgênico HB4. Esta é a primeira vez que essa tecnologia de trigo geneticamente modificado (GM) está comercialmente disponível para qualquer país interessado.

De acordo com o CEO da Bioceres, Federico Trucco, as primeiras sementes foram direcionadas para varejistas de insumos agrícolas na Argentina. A empresa oferece em seu portfólio na Argentina quatro variedades de trigo HB4: Bermejo, Paraná, Traful e Iruya HB4.

Segundo Trucco, o trigo transgênico está ganhando mais aceitação à medida que obtém mais aprovações de governos e grupos do setor. No Brasil, o HB4 foi aprovado há mais de um ano pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). “Esperamos poder disponibilizá-lo também no Brasil em uma ou duas temporadas”, disse Trucco.

O pedido foi apresentado pela brasileira Tropical Melhoramento e Genética (TMG), que possui parceria com a Bioceres. Segundo a Bioceres, essa variedade é resistente à seca e produz cerca de 20% a mais do que uma semente convencional durante períodos de estiagem.

O gene HaHB4 (Helianthus annuus Homeobox 4), introduzido no trigo, é proveniente do girassol (Helianthus annuus) e foi gerado através da metodologia de bombardeamento de micropartículas. A tecnologia contém ainda o gene bar de Streptomyces hygroscopicus, que confere resistência ao glufosinato.

Esse gene é expresso em níveis muito baixos no girassol e é ativado quando as plantas são submetidas a condições de estresse hídrico, salino, escuridão ou ataques de insetos. Assim, a proteína HaHB4 já é um componente natural da alimentação humana e animal, assim como nos ambientes onde há o cultivo convencional de girassol.

Publicidade