Publicado em 16/03/2015 12h51

Colheita de soja em MT avança para 80,5% da área; plantio de milho quase finalizado

A colheita de soja em Mato Grosso, principal Estado produtor do país, saltou na semana passada para 80,5 por cento da área plantada, enquanto o plantio de milho chegou praticamente ao final, informou na sexta-feira o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Por: Reuters

Houve avanço de 13 pontos percentuais na comparação com a semana retrasada.

A colheita segue ligeiramente atrasada, 4,2 pontos atrás do ritmo do ano passado. O déficit é semelhante ao registrado na semana anterior.

A nova estimativa de safra divulgada pelo Imea na última semana aponta que a produção de Mato Grosso deverá atingir um recorde de 28,14 milhões de toneladas. A projeção é 248 mil toneladas superior à anterior, devido a ajustes no cálculo de área plantada.

MILHO

O plantio de milho alcançou 98,5 por cento da área prevista, ante 85,6 por cento da área na semana retrasada.

O Imea divulgou na semana passada seu segundo levantamento para a safra 2014/15 de milho, com números um pouco mais elevados para a área do cereal e a produção no Estado.

A estimativa de área subiu 4,81 por cento ante a de novembro, para 2,96 milhões de hectares. No entanto, a área prevista ainda é 8 por cento menor que a registrada em 2014.

Segundo o Imea, a nova estimativa da produção de milho em Mato Grosso, de 15,29 milhões de toneladas, é 5 por cento maior que a anterior mas 14 por cento menor que a produção da safra passada, que fechou em 17,7 milhões de toneladas.