Publicado em 09/05/2024 16h51

Feira movimenta negócios liderados por mulheres com foco em vendas para Dia das Mães

Iniciativa é realizada pelo Sebrae/MS em parceria com a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais e contempla mais de 20 empreendedoras.
Por: Sebrae - MS

Até esta sexta-feira, 10 de maio, acontece a Feira de Negócios da Mulher Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae/MS e da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (BTW CG). O evento reúne 22 empresárias, na sede do Sebrae em Campo Grande, que comercializam de bebidas até roupas, e é a oportunidade para adquirir um presente especial por conta do Dia das Mães, já celebrado no próximo domingo.

A iniciativa tem como objetivo fomentar o empreendedorismo feminino e proporcionar aumento de renda e networking para mulheres empreendedoras, considerando a data comemorativa, uma das mais movimentadas para o comércio. “A feira promove negócios e vai até o dia 10, com produtos, presentes e serviços especiais. Costumamos dizer no Sebrae que quando nasce uma mãe, nasce uma empreendedora, então é a oportunidade de homenagear as mães e ao mesmo tempo, fortalecer negócios liderados por mulheres”, destaca a coordenadora de empreendedorismo feminino do Sebrae/MS, Maristela França.

De acordo com a presidente da BPW CG, Eliene Amorim da Costa, ações como essa ajudam a posicionar as mulheres no empreendedorismo. “Uma mulher bem-sucedida é uma mulher que tem um dinheiro no bolso. Ela transforma a família dela, ela cuida da família dela, porque nós mulheres, nós somos cuidadoras. Então a BPW em parceria com o Sebrae vem para isso, fortalecer, transformar e empreender. E o empreendedorismo feminino é a saída de sucesso para a mulher”, ressalta a presidente.

A ação permite que as participantes façam networking e acessem novos mercados. “É a primeira vez que participo de um evento do Sebrae e só de estar podendo apresentar minha empresa, já é uma grande oportunidade. Aqui a gente consegue conhecer, divulgar e trocar experiências”, relata a empresária Angela Gnocchi, proprietária do SPA Holistic House. A terapeuta integrativa trouxe para a feira óleos essenciais e seu kit “Ritual Romano”, que contempla um escalda pés e o chá Holistic House.

Além dos itens de bem-estar, pode-se encontrar na feira acessórios diversos. A empresária Amauri Raizer, proprietária da Madam, trouxe suas joias feitas de pedras naturais e espera apresentar para outras mães um pouco desse tesouro natural. “Espero que a feira traga bastante divulgação. A gente consegue mostrar o produto, ter mais conhecimento. Participar de eventos com o Sebrae é sempre levar o produto para novos públicos conhecerem, isso que é importante”, afirma Amauri.

Mais do que ampliar as vendas, estar presente neste tipo de evento traz visibilidade para o trabalho desenvolvido pelas empreendedoras locais. A artesã e presidente do sindicato dos artesãos do Mato Grosso do Sul, Jane Clara Arguello, tem uma parceria com o Sebrae desde que realizou o curso de artesanato há quase trinta anos e é um exemplo disso.

“Eu estava na primeira turma de artesanato do Sebrae e hoje viajo o Brasil inteiro para apresentar minhas bonecas de cerâmica pelo país. Para mim, essa parceria é ótima, com o Sebrae eu tenho rodadas de negócio, eventos, eu tenho apoio. Para essa feira de Dia das Mães eu trouxe minhas bonecas, cerâmicas e produzi colares novos. Então espero vender bastante”, conta a artesã.

Sebrae Delas

A ampla presença feminina à frente de empresas é impulsionada pelo Sebrae/MS, por meio do programa de aceleração Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, que tem ações para aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. Formulado em 2013, a iniciativa já atendeu, até o momento, mais de 17 mil empreendedoras em Mato Grosso do Sul. Os ciclos têm a duração de oito meses, e em 2024, vai acompanhar as mulheres até novembro.

“Nós queremos apoiar essas mulheres, fomentar o empreendedorismo feminino. Então aqui temos mulheres, empreendedoras, mães. E próximo ao Dia das Mães queremos ajudar a aumentar a renda dessas mulheres, a divulgar seus produtos e serviços. Então, essa parceria com a BPW, e a criação da feira é justamente para incentivar que elas continuem com suas empresas”, afirma a gestora estadual do programa Sebrae Delas em MS, Vânia Bispo Torraca.

Outra expositora presente é Analice Batista, representando sua tia, Gláucia Magali, proprietária da Zitrus Mundo Cítrico. A empresa que produz bebidas artesanais cítricas, com base de mel e limão. “As bebidas cítricas existem há quatros anos, mas a Zitrus nasceu somente após a parceria com o Sebrae. Minha tia passou a ter o acompanhamento do Sebrae Delas. Eles reestruturam o negócio dela, criaram uma marca, sem falar de todas as consultorias que ela participou. Essa parceria mudou tudo”, afirmou Analice.  

Além dela, o evento foi uma oportunidade para Luciana Santos apresentar seus novos produtos. Acompanhada pelo programa desde o ciclo 2023, a empresa Alecrim Cosméticos, nasceu durante a pandemia e se solidificou com o apoio do Sebrae Delas. “O Sebrae me ajudou a posicionar a minha marca e, principalmente, me ajudou a conhecer a Luciana empreendedora. Estar em um evento como esse é muito importante, gera muita venda e muito networking”. A empresária trouxe para a feira cosméticos e fez questão de inaugurar sua nova linha de skincare para mulheres 30+, na feira.

Serviço – Feira de Negócios da Mulher Empreendedora

Data: 09 e 10 de maio

Hora: 08h às 17h

Local: Sede Sebrae (Avenida Mato Grosso, 1.661, Centro, Campo Grande/MS)

Entrada: Gratuito

Publicidade