Publicado em 03/05/2024 14h20

Com uma das maiores inovações do evento, Empresa fecha mais de R$ 90 milhões em negócios na Agrishow

Resultado das negociações da empresa no evento é 7% maior do que o ano passado
Por: Assessoria de Imprensa

A Grunner, indústria de Smart Machines para o setor agrícola, chega ao final de mais uma Agrishow com um resultado de negociações 7% maior do que o registrado na edição do ano anterior. A feira, que foi realizada entre os dias 29 de abril e 03 de maio, em Ribeirão preto (SP), gerou R$ 90 milhões em negócios para a empresa, que se destacou com a apresentação de uma das principais inovações em máquinas agrícolas do evento.

Dentre os equipamentos em exposição estava o protótipo desenvolvido pela Grunner em parceria com a DSA, de Daniel Sofer, empresa especializada em tecnologias para transporte sustentável, do motor a equipamentos pesados movido a etanol.

“Faz parte do DNA da empresa trazer opções e soluções que sejam do campo para o campo. Por isso, este projeto de motor movido a etanol é um grande passo e termos parceiros comprometidos é algo que nos move”, explica o CEO da Grunner, Denis Arroyo.

O modelo apresentado durante a feira é um protótipo que estará disponível no mercado para comercialização em aproximadamente um ano. “Temos um cuidado muito grande quando lançamos um projeto para o mercado e estamos muito confiantes neste protótipo. Sabemos o quanto o combustível significa no custo da produção atualmente e o quanto conseguiríamos diminuir isso para o agricultor, principalmente para o produtor de cana-de-açúcar”, pondera o CEO.

Para o deputado federal, Arnaldo Jardim, o motor a etanol foi a maior novidade da Agrishow. “Fico muito feliz em conhecer essa novidade, pois tenho a certeza de que o nosso etanol, que já faz tanta diferença, vai fazer ainda mais e esse conceito abre uma nova rota tecnológica. A conversão do motor é uma sacada genial e abre caminho para o combustível do futuro. É o biocombustível do Brasil, nosso compromisso com a transição energética”, evidenciou o tambem presidente da Frente Parlamentar do Etanol e membro da Frente Parlamentar da Agropecuária.

Conceito inovador para redução de custos e alta eficiência

Impulsionada pela grande procura do modelo ADS das Smart Machines para o mercado da cana, a Grunner desenvolveu um equipamento com multifuncionalidades para lavouras de grãos, que faz correção, adubação e ainda é uma graneleira. O novo ADS Multi possui uma capacidade de carga de 29m³, ou seja, 30 toneladas, e consegue operar em regime de alta velocidade, otimizando tempo, contribuindo para uma maior produtividade e redução de custos. Além disso, possui uma balança com células de carga que permite a leitura em tempo real da quantidade grãos que está sendodepositados e dos fertilizantes e corretivos aplicados.

O novo equipamento promove redução do consumo de combustível para a mesma operação, com uma velocidade três vezes superior à de um trator, tanto para o deslocamento vazio quanto o carregado. “Essa velocidade concede à máquina mais agilidade e o aumento de rendimento da colhedora de grãos porque ela continua colhendo o tempo todo, não tendo a necessidade de parar para descarregar”, detalha. “É possível fazer tudo isso obedecendo um controle de tráfego dentro da lavoura, o que reduz a compactação do solo, melhorando a sua saúde, seguindo os princípios da agricultura regenerativa”, pontua o CEO.

Sobre a Grunner

Um conceito de inovação para atender às necessidades dos produtores de cana-de-açúcar, a Grunner foi criada, em 2018, pelos irmãos Henrique, Lívia e Mateus Belei, tradicionais produtores de cana de Lençóis Paulista (SP).

Incomodados com o chamado “pisoteio” nas linhas de cana, a ideia dos irmãos, foi adaptar um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos. A estratégia aumentou a produtividade da fazenda, contribuiu para reduzir custos e ajudou no combate às emissões de carbono no processo agrícola.

Desde 2018, a companhia é parceria exclusiva da Mercedes Benz. O acordo permitiu que os caminhões da marca alemã recebessem o protocolo de tecnologia que deu origem às máquinas Smart Machines da Grunner. O sucesso dessa união fez com que as máquinas da Grunner fossem incluídas no ranking dos dez principais produtos da história da Mercedes, em 2021.

Recentemente, a Grunner obteve a concessão de patente de modelo de utilidade de uma tecnologia que há cinco anos faz parte da estrutura de suas máquinas agrícolas, as Smart Machines. Com a permissão autorizada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a empresa se tornou proprietária do título “conjunto de conversão para aumento de bitola das rodas de caminhões rodoviários para uso em lavouras diversas” em todo território nacional até 2033.

Publicidade