A ConectarAGRO está mais um ano na Agrishow! Com o objetivo de fomentar a conectividade em áreas rurais e remotas do Brasil, a Associação tem diversas novidades que estão sendo apresentadas na feira, em Ribeirão Preto, de 29 de abril a 3 de maio.
A Associação civil, sem fins lucrativos, dedicada a expandir o acesso à internet em áreas remotas do Brasil para habilitar a transformação digital no campo, anuncia o lançamento do seu Indicador de Conectividade Rural (ICR). Esse indicador foi desenvolvido em colaboração com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e ajuda a identificar as regiões que mais precisam de investimentos em conectividade, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico dessas áreas.
O Indicador de Conectividade Rural (ICR) oferece uma visão abrangente da infraestrutura e serviços de telecomunicações disponíveis em cada município do Brasil. Utilizando metodologias científicas baseadas na técnica de Processos Hierárquicos Analíticos (AHP), o ICR engloba diferentes critérios que compõem a demanda por conectividade rural, incluindo aspectos de produção, indicadores sociais, ambientais e de infraestrutura.
Um diferencial do ICR é se concentrar exclusivamente na mensuração da conectividade das áreas rurais, fornecendo uma avaliação precisa e detalhada das necessidades de cada região, baseado em dados públicos disponibilizados mais recentemente.
A estrutura do ICR é composta por critérios e subcritérios cuidadosamente ponderados, conforme ilustrado na Figura 1. Essa estrutura detalhada e a atribuição de pesos a cada elemento garantem uma avaliação abrangente e precisa da conectividade rural, proporcionando insights valiosos para a formulação de políticas e a alocação de recursos.
FIGURA 1. Estrutura e peso dos critérios e subcritérios do ICR
Para se ter ideia, a média do ICR por município a nível nacional é apenas de 0,45, numa escala variável que vai de 0 a 1. Quanto mais perto de 1, melhor a conectividade naquele município. Hoje, somente 37% dos imóveis rurais brasileiros têm cobertura 4G em toda área de uso agropecuário. Além disso, apenas 19% da área disponível para uso agrícola no Brasil tem cobertura 4G, com maior concentração nas regiões sul e sudeste do Brasil.
"Estamos entusiasmados em lançar o Indicador de Conectividade Rural (ICR) como uma ferramenta fundamental para impulsionar o desenvolvimento no campo brasileiro e poder desempenhar um papel fundamental na orientação de políticas públicas e investimentos privados.", disse Paola Campiello, presidente da ConectarAGRO. "Com o ICR, esperamos não apenas mensurar, mas também catalisar melhorias significativas na conectividade rural, capacitando agricultores e comunidades para prosperarem na era digital."
A ConectarAGRO foi oficializada em 2020 e conta com a AGCO, AWS, CNH, Nokia, Solinftec, TIM e Vivo como associadas e apoiadoras. A associação está promovendo o acesso ao Indicador de Conectividade Rural (ICR), convidando todos interessados a contribuir para melhorar a conectividade no Brasil. Esse indicador é crucial para entender e aprimorar a infraestrutura digital nas áreas rurais do país.
Para participar ativamente e obter mais informações, visite Link. No site, será possível realizar o download gratuito do e-book com detalhes técnicos do estudo, oferecendo uma visão mais profunda dos dados e estratégias para impulsionar a conectividade rural.
Paola Campiello, Gerente de Novos Negócios com expertise em soluções de conectividade na CNH Industrial, assume a posição de presidente na ConectarAGRO. Essa nomeação marca não apenas uma transição de liderança, mas também um marco significativo: é a segunda liderança feminina consecutiva a assumir o cargo, solidificando ainda mais a presença feminina no setor.
"É um privilégio assumir este cargo em uma Associação que tem objetivos tão importantes para a inovação no agronegócio. Estou comprometida em fomentar e impulsionar ainda mais a conectividade em áreas rurais, em parceria com nossos Associados, governo e stakeholders", comenta Campiello.
Ana Helena de Andrade, cujo nome se tornou uma referência no assunto conectividade agrícola, expressa confiança na sucessão: "Estou confiante de que Paola trará novas perspectivas e energias para a ConectarAGRO. Este é um momento importante para a conectividade rural com o lançamento do ICR e estou ansiosa para ver os avanços sob sua liderança."
Na Agrishow deste ano, a presença da ConectarAGRO será marcada por uma abordagem interativa e informativa. Estaremos representados nos estandes das associadas por meio de porta-vozes dedicados a discutir a temática e por totens interativos, que fornecerão uma visão concisa do Indicador de Conectividade Rural.
Os estandes das associadas na Agrishow, juntamente com os totens interativos, estarão localizados nos seguintes pontos estratégicos:
- Valtra: A17a e A18
- Fendt: A15a
- Massey Ferguson: D13
- TIM: E22D1
- Case: A14
- New Holland: D17a
Essa iniciativa visa promover uma compreensão mais profunda e acessível sobre a importância da conectividade no contexto agrícola, demonstrando o compromisso conjunto das empresas associadas em impulsionar a inovação e a produtividade no campo.
Sobre a Associação ConectarAGRO
A ConectarAGRO é uma associação civil sem fins lucrativos que visa fomentar a expansão do acesso à internet nas áreas remotas do Brasil, para conectar pessoas, máquinas e instrumentos, viabilizando a Internet das Coisas (IoT) na agricultura. Para isso, propõe a conectividade em toda a área produtiva, agricultável. Uma das tecnologias, ou a preponderante, na cobertura é o 4G, com frequência de 700 MHz. Criada para solucionar o problema comum de falta de conectividade no campo, enfrentado pelo agronegócio, a iniciativa já contribuiu para levar internet em extensas áreas rurais e remotas no Brasil.