A Grunner, indústria de Smart Machines para o setor agrícola, apresenta na Agrishow 2024, em Ribeirão Preto (SP), o protótipo de um novo equipamento desenvolvido pela empresa para o mercado de grãos. O equipamento proporciona redução de viagens para carregamento e descarregamento e uma maior eficiência para atender janelas de plantio e colheita.
Impulsionada pela grande procura do modelo ADS das Smart Machines para o mercado da cana, a Grunner desenvolveu um equipamento com multifuncionalidades para lavouras de grãos, que faz correção, adubação e ainda é uma graneleira. O ADS Multi possui uma capacidade de carga de carga 29m³, ou seja, 30 toneladas, e consegue operar em regime de alta velocidade, otimizando tempo, contribuindo para uma maior produtividade e redução de custos. Além disso, possui uma balança com células de carga que permite a leitura em tempo real da quantidade grãos que estão sendo depositados e dos fertilizantes e corretivos aplicados.
"Um dos pontos que está no nosso DNA é oferecer ao mercado um equipamento do campo para o campo. Por isso o novo ADS Multi foi pensado para solucionar desafios das culturas de grãos. Ouvimos os produtores e pedimos o que poderíamos entregar que otimizasse o seu manejo, e com isso estamos entregando alta capacidade de aplicação de corretivos, versatilidade nos manejos, otimização da logística, economia de combustível, equipamento de maior cavalagem visando altas velocidades e maior produtividade. Além de fazer a aplicação de três insumos – calcário, gesso e fertilizantes granulados –, funciona como um tanque/carreta graneleira, que recebe o grão do graneleiro da colhedora e o transporta até o caminhão que segue para o armazém”, explica o CEO da Grunner, Dênis Arroyo.
O novo equipamento promove redução do consumo de combustível para a mesma operação, com uma velocidade três vezes superior à de um trator, tanto para o deslocamento vazio quanto o carregado. “Essa velocidade concede à máquina mais agilidade e o aumento de rendimento da colhedora de grãos porque ela continua colhendo o tempo todo, não tendo a necessidade de parar a máquina para descarregar”, detalha. “É possível fazer tudo isso obedecendo um controle de tráfego dentro da lavoura, o que reduz a compactação do solo, melhorando a sua saúde, seguindo os princípios da agricultura regenerativa”, pontua.
A versatilidade do novo ADS Multi permite reduzir as frotas das propriedades agrícolas, proporciona redução de viagens para carregamento e descarregamento e uma maior eficiência para atender janelas de plantio e colheita. “São atributos valiosos em um cenário cada vez mais pressionado pelos custos de produção, que espremem as margens da produção de grãos”, enfatiza Dênis Arroyo.
O desenvolvimento da tecnologia para a linha de maquinários, contou com investimentos de cerca de R$ 16 milhões, inicialmente para o mercado de cana e depois para grãos. “Trouxemos uma primeira versão do equipamento aqui para a Agrishow, e inicialmente seria para a aplicação de compostos orgânicos e corretivos, mas os próprios produtores pediram que a máquina tivesse mais funcionalidades. Ouvimos o mercado e aprimoramos esse protótipo que apresentamos na feira. O ADS Multi será comercializado a partir de 2025”, explica o CEO.
Além dos benefícios em eficiência e produtividade, o menor consumo de combustível do ADS Multi em relação à frota padrão reduz as emissões de gases de efeito estufa na operação e na cadeia de abastecimento, considerando-se que para cada litro de diesel queimado em combustão, ocorre a emissão de 2,6 kg de CO2.
“Hoje não existe no mercado para grãos um equipamento que tenha essa multifuncionalidade. Essa é uma forma também de o agricultor ter o retorno do investimento feito na tecnologia de forma mais rápida, pois o equipamento segue trabalhando durante todo o período, tendo em vista que suas funções não coincidem e são intercaladas. A máquina não fica parada, o serviço segue e a lavoura ganha mais produtividade. E o trator que seria utilizado para esse fim, pode realizar outras tarefas”, salienta.
Outra grande novidade é a apresentação do estudo realizado pela Grunner em parceria com a DSA, de Daniel Sofer, do motor para equipamentos pesados movido a etanol. “Está no DNA da Grunner trazer opções, e soluções, que sejam do campo para o campo. Por isso, este projeto de motor movido a etanol é um grande passo e termos parceiros comprometidos é algo que nos move”, pondera o Denis Arroyo.
O modelo apresentado durante a feira é um estudo, e de acordo com o CEO levará ainda mais ou menos um ano e meio de validação até que possa ser disponibilizado para comercialização. “Temos um cuidado muito grande quando lançamos um projeto para o mercado, e estamos muito confiantes neste estudo. Sabemos o quanto o combustível significa de custo na produção atualmente, e o quanto conseguiríamos diminuir isso para o agricultor, principalmente para o produtor de cana de açúcar”, finaliza o executivo.
Um conceito de inovação para atender às necessidades dos produtores de cana-de-açúcar, a Grunner foi criada, em 2018, pelos irmãos Henrique, Lívia e Mateus Belei, tradicionais produtores de cana de Lençóis Paulista (SP).
Incomodados com o chamado “pisoteio” nas linhas de cana, a ideia dos irmãos, foi adaptar um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos. A estratégia aumentou a produtividade da fazenda, contribuiu para reduzir custos e ajudou no combate às emissões de carbono no processo agrícola.
Desde 2018, a companhia é parceria exclusiva da Mercedes Benz. O acordo permitiu que os caminhões da marca alemã recebessem o protocolo de tecnologia que deu origem às máquinas Smart Machines da Grunner. O sucesso dessa união fez com que as máquinas da Grunner fossem incluídas no ranking dos dez principais produtos da história da Mercedes, em 2021.
Recentemente, a Grunner obteve a concessão de patente de modelo de utilidade de uma tecnologia que há cinco anos faz parte da estrutura de suas máquinas agrícolas, as Smart Machines. Com a permissão autorizada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a empresa se tornou proprietária do título “conjunto de conversão para aumento de bitola das rodas de caminhões rodoviários para uso em lavouras diversas” em todo território nacional até 2033.