Publicado em 14/02/2024 12h40

Produção e consumo de frango devem cair na China

As pressões sobre os preços, que persistem desde 2023, têm desafiado ainda mais a indústria.
Por: Leonardo Gottems

Um recente relatório do Serviço Agrícola Estrangeiro do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) revela que a produção e o consumo de frango na China estão enfrentando desafios significativos em 2024, com uma tendência de declínio observada ano após ano.

Segundo estimativas do escritório da agência em Pequim, a produção de frango na China atingiu cerca de 13,9 milhões de toneladas métricas neste ano, uma queda em relação aos 14,8 milhões registrados em 2023 e aos 14,3 milhões do ano anterior. Essa redução é atribuída a várias pressões, incluindo restrições genéticas e de materiais aviários relacionadas à gripe aviária altamente patogênica (GAAP). Essas restrições impactaram a produção de frangos brancos, enquanto o fechamento de mercados de aves vivas resultou na diminuição da produção de frangos amarelos.

O consumo de carne de frango na China também está em declínio, sendo estimado em 14,1 milhões de toneladas métricas em 2024, em comparação com os 15 milhões do ano anterior e os 14,4 milhões em 2022, conforme apontado pelo USDA. Ventos econômicos desfavoráveis e restrições de oferta estão entre os fatores que contribuirão para essa diminuição.

As pressões sobre os preços, que persistem desde 2023, têm desafiado ainda mais a indústria avícola chinesa. O relatório destaca que as importações de carne de frango devem permanecer estáveis em torno de 770 milhões de toneladas métricas, um leve aumento em relação às 767 milhões registradas no ano passado. Isso indica uma busca por estabilidade em meio aos desafios enfrentados pela produção doméstica.

Os desafios enfrentados pela indústria avícola chinesa em 2024 destacam a necessidade de estratégias inovadoras e medidas de adaptação para garantir a segurança alimentar e a sustentabilidade no setor. A situação também destaca a interconexão global dos mercados de alimentos e a importância de monitorar e responder a eventos que impactam a produção e o consumo em nível internacional.