Vários empacotadores se uniram para criar um vídeo colaborativo em celebração ao Dia Mundial do feijão, promovido pelo Instituto Brasileiro de feijão e Pulses (Ibrafe) , que ocorre em 10 de fevereiro. O vídeo, disponível aqui, destaca a colaboração institucional entre produtores e empacotadores para promover o consumo do feijão.
A iniciativa, apesar de modesta, reflete a consciência de que ações coletivas podem ter impactos significativos, de acordo com o Ibrafe. Os empacotadores demonstram o comprometimento do setor em impulsionar o consumo do Feijão, essencial para bilhões de pessoas, com impactos econômicos, sociais e ambientais.
Em meio às comemorações, a indústria do feijão busca inspiração no marketing para promover o produto, destacando a importância de utilizar estratégias semelhantes às usadas para produtos prejudiciais à saúde. Este ano é designado como o Ano do Feijão, enfatizando esforços para preservar seu status como um nutriente indispensável.
Para o Instituto, o envolvimento da comunidade é crucial para o sucesso da campanha. Os brasileiros são convidados a mostrar seu orgulho pelo Feijão, compartilhando fotos de seus pratos nas redes sociais com as hashtags #vivafeijao e #pulseday. Amigos e familiares também são incentivados a participar, tornando a celebração uma expressão coletiva de apreço pelo feijão.
“A importância dessa iniciativa está na consciência de que o setor pode trabalhar em conjunto de forma institucional, envolvendo produtores e empacotadores, para promover o consumo do Feijão. O vídeo é uma iniciativa modesta, apenas uma pequena gota, mas uma grande chuvarada começa com uma gota”, diz o Ibrafe.