egundo dados compilados pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), na última sexta-feira (02/02), a semeadura de milho em Mato Grosso para a safra 2023/24 atingiu 28,66% das áreas projetadas, marcando um avanço semanal significativo de 17,42 pontos percentuais. Este avanço representa um adiantamento de 12,25 pontos percentuais em comparação com o mesmo período da safra 2022/23.
Destaca-se que as regiões com o maior percentual de áreas já semeadas são a médio-norte, oeste e noroeste, com 41,61%, 28,44% e 27,77%, respectivamente. Nas próximas semanas, é esperado que a semeadura do milho se intensifique, como ocorre historicamente em fevereiro, devido à aproximação do fim da janela ideal, prevista para o final do mês. No entanto, o ritmo desse avanço dependerá do progresso da colheita da soja.
Conforme dados do Serviço Nacional de Meteorologia (NOAA), para os próximos 7 dias, é esperado que a maior parte do estado receba volumes de chuvas entre 45 mm e 55 mm. Essas condições climáticas podem beneficiar o desenvolvimento do milho, contribuindo para um panorama favorável na próxima etapa do ciclo agrícola.