Tendo em vista a alta demanda por bioinsumos no País, a Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ) leva para os visitantes do Show Rural Coopavel 2024 uma palestra tratando especificamente sobre o uso de bioproduto para a fixação biológica de nitrogênio e a promoção de crescimento, notadamente na cultura da soja. “A demanda está em ascensão, com agricultores buscando novos produtos e indústrias investindo no setor. Nesse contexto, a inovação é crucial”, destaca o pesquisador da Embrapa Jerri Zilli, que na próxima segunda-feira, 5, falará na feira agropecuária sobre o mercado de bioinsumos, com foco nos inoculantes produzidos com microrganismos promotores de crescimento.
A palestra antecede o lançamento do Combio – na quarta-feira, dia 7 – um inoculante para soja desenvolvido pela empresa Innova Agrotecnologia em parceria com a Embrapa, que combina o tradicional Bradyrhizobium com bactérias Bacillus e Paraburkholderia. “Essa combinação promove crescimento e qualidade das plântulas, fixação de nitrogênio eficiente, vigor da lavoura e maior rendimento de grãos”, explica Zilli.
O produto surge a partir de uma prospecção de mais de 700 bactérias, analisadas também quanto à sua capacidade de antagonismo a fungos que interferem na germinação e na emergência das plântulas de soja na lavoura. “O produto reflete o compromisso com a inovação e parcerias estratégicas para impulsionar a sustentabilidade na agricultura brasileira”, finaliza o pesquisador.
Serviço:
Palestra: Bioproduto com ação na fixação biológica de nitrogênio e promoção de crescimento de plantas
Com Jerri Edson Zilli, pesquisador Embrapa Agrobiologia
Local: Show Rural Coopavel – Auditório da Ocepar
Data: Dia 05 de fevereiro, segunda-feira
Horário: 14 horas