Publicado em 24/01/2024 21h00

Nigéria aprova liberação comercial de milho transgênico

A presença da broca do caule reduz a produção de milho em vários países africanos.
Por: Leonardo Gottems

O Governo Federal da Nigéria aprovou a comercialização de variedades de milho transgênico que são resistentes a pragas de insetos e tolerantes à seca. Essa aprovação foi concedida durante a 33ª reunião do Comitê Nacional de Nomenclatura, Registro e Liberação de Variedades de Culturas, Raças Pecuárias/Pescas (NCNRRCVLF), liderado pelo Prof. Olusoji Olufajo, realizada em 11 de janeiro de 2024, no Centro Nacional de Recursos Genéticos e Biotecnologia (NACGRAB) em Ibadan.

As quatro variedades de milho aprovadas, denominadas SAMMAZ 72T, SAMMAZ 73T, SAMMAZ 74T e SAMMAZ 75T, destacam-se por sua tolerância à seca e resistência à broca do caule e à lagarta do funil. Essas características proporcionam uma vantagem de rendimento de até 10 toneladas por hectare, quando aplicadas boas práticas agronômicas, superando a média nacional para híbridos semelhantes, que é de seis toneladas por hectare.

A presença da broca do caule reduz a produção de milho em vários países africanos, enquanto as lagartas podem causar danos significativos, destruindo até 20 milhões de toneladas métricas de milho na África anualmente, quantidade suficiente para alimentar 100 milhões de pessoas.

A liberação e registro dessas variedades ocorreram após a aprovação da liberação ambiental em outubro de 2021, concedida pela Agência Nacional de Gestão de Biossegurança (NBMA). Expressando a sua satisfação pelo lançamento das quatro novas variedades de milho, o Professor Ado Yusuf, Diretor Executivo do IAR, disse: “O IAR está muito orgulhoso dos nossos cientistas que estão a enfrentar os desafios de produtividade do milho no país e fora dele. “Essas variedades foram extensivamente pesquisadas e desenvolvidas usando ferramentas biotecnológicas ao longo de vários anos de testes e revalidações contínuas.”