Publicado em 17/01/2024 19h54

Macron exige condições iguais para acordo entre Mercosul e União Europeia

Emmanuel Macron expressa descontentamento com acordo Mercosul e União Europeia, demandando cláusulas-espelho.
Por: O Antagonista

Imagem de Mediamodifier por Pixabay

Emmanuel Macron, presidente da França, declarou nesta quarta-feira, 17, sua insatisfação sobre o acordo entre Mercosul e a União Europeia. A revelação foi feita durante uma entrevista concedida à CNN no Fórum Econômico Mundial, em Davos.

O que são cláusulas-espelho?

As cláusulas-espelho, mencionadas por Macron, se referem a um mecanismo que permite que produtos sejam comercializados na União Europeia unicamente se estiverem em conformidade com as condições impostas internamente pelo bloco. Para Macron, é necessário que produtores externos se adequem às mesma exigências realizadas a setores agrícolas e industriais franceses.

Ele destaca: “Não podemos demandar dos nossos empresários e agricultores que esforcem-se em aspetos de biodiversidade, na diminuição de emissões e, por outro lado, abrir o mercado europeu para produtores que não encaram os mesmos débitos”.

Reafirmação da opinião de Macron sobre o acordo

No evento COP28 em Dubai, Macron já havia expressado sua relutância com relações ao acordo nos moldes atuais. Agora, ele afirma que para o acordo progredir, é imprescindível que as cláusulas-espelho sejam aplicadas de maneira rigorosa.

“É por isso que necessitamos de uma cláusula-espelho, e ela precisa ser substancial”, disse Macron.

Sobre o acordo Mercosul e União Europeia

O Mercosul, bloco econômico formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, e a União Europeia, composta por 27 países europeus, haviam concluído o acordo em 2020 após 20 anos de discussões.

Para entrar em vigor, será necessário que o acordo seja assinado e ratificado pelos chefes de Estado e legisladores dos dois blocos, incluindo o Parlamento Europeu.