Publicado em 17/01/2024 10h55

Preços do açúcar aumentam em NY

“Além disso, os ganhos foram sustentados por uma perspectiva de demanda".
Por: Leonardo Gottems

Os preços do açúcar aumentam à medida que o padrão climático El Niño  perturba a produção global de açúcar, segundo informações divulgadas pela TF Agroeconômica. “O açúcar mundial março NY #11 (SBH24) fechou em alta de +0,91 (+4,21%), para 22,52 centavos de dólar por libra-peso”, comenta.

“O açúcar branco março London ICE #5 (SWH24) fechou em alta de +18,20 (+2,91%), para US$ 644,40 a tonelada. Os preços do açúcar nesta terça-feira atingiram as máximas de 1 mês e fecharam em forte alta. Os preços do açúcar subiram devido à preocupação com a interrupção da produção de açúcar causada pelo atual padrão climático do El Niño”, completa.

A diminuição da produção de açúcar na Índia emerge como um fator significativo de impacto nas condições econômicas. Segundo informações do Departamento de Meteorologia da Índia, as chuvas de monções no período de junho a setembro deste ano registraram uma redução de 6% em relação à média histórica, representando as precipitações mais escassas em cinco anos. 

Essa discrepância nas chuvas de monções exerceu uma influência substancial na agricultura, notadamente no setor açucareiro, resultando em consequências palpáveis para a produção e, por conseguinte, para os mercados interno e externo. Essa conjuntura meteorológica desfavorável destaca a vulnerabilidade da Índia às flutuações climáticas e ressalta a necessidade de estratégias adaptativas e sustentáveis no setor agrícola do país.

“Além disso, os ganhos foram sustentados por uma perspectiva de demanda, após o Egito ter comprado 100 mil toneladas de açúcar bruto, disse em nota o analista Michael McDougall, da Paragon Global Markets. Segundo ele, isso desencadeou um movimento de cobertura de posições vendidas e, após os preços romperem  os22cents/lb,algumas compras técnicas ajudaram a acentuar a alta. McDougall observou que a notícia do Egito acabou o fuscando as chuvas registradas no Estado de São Paulo durante o último fim de semana”, conclui a consultoria.

Publicidade