Publicado em 16/01/2024 14h54

Países solicitam direitos de importação de grãos ucranianos

“É por isso que Bruxelas precisa de introduzir medidas que protejam os mercados".
Por: Leonardo Gottems

Cinco países do leste da União Europeia (UE) estão pedindo a imposição de direitos de importação sobre os grãos ucranianos, dizendo que uma superabundância de produtos agrícolas mais baratos da Ucrânia está consumindo seus mercados de exportação, informou a Reuters , citando o ministério da agricultura da Hungria.

Os ministros da Agricultura da Bulgária, Polónia, Hungria, Roménia e Eslováquia enviaram uma carta à Comissão Europeia solicitando medidas. Os cinco países estão entre os seis Estados-membros da UE que produzem mais trigo e milho do que necessitam, o que é fundamental para a segurança alimentar europeia e a soberania estratégica, disseram os ministros das nações.

“É por isso que Bruxelas precisa de introduzir medidas que protejam os mercados dos Estados-membros que fazem fronteira com a Ucrânia, ajudando-os, ao mesmo tempo, a aproveitar todo o seu potencial de exportação”, afirma a carta assinada pelos ministros, incluindo o ministro da Agricultura da Hungria, Istvan Nagy. “Uma delas (medidas) poderia ser a introdução de direitos de importação sobre os produtos agrícolas mais sensíveis.”

As exportações de cereais têm sido uma fonte de tensão entre a Ucrânia e os seus vizinhos da UE, uma vez que a Bulgária, a Hungria, a Polônia, a Romênia e a Eslováquia se tornaram rotas de trânsito alternativas para os cereais ucranianos para ajudar a compensar as exportações mais lentas através dos portos ucranianos do Mar Negro após a invasão russa em 2022.

A maior dimensão das explorações agrícolas da Ucrânia torna as exportações de cereais do país mais baratas e isso está a afastar os agricultores da UE dos seus mercados de exportação tradicionais, disseram os ministros. Os agricultores da Bulgária, Polónia, Hungria, Roménia e Eslováquia “sofreram danos significativos” desde que a UE suspendeu as quotas e alfândegas de importação de cereais provenientes da Ucrânia no ano passado, disseram.