Publicado em 16/01/2024 11h28

Exportações de carnes no início de 2024

Desempenho exportador das carnes nas duas primeiras semanas de janeiro/24.
Por: Agrolink

Dados recentes da SECEX/ME referentes aos primeiros nove dias úteis de 2024 apontam para um desempenho desafiador no setor de carnes, com destaque para a carne de frango. De acordo com o Suisite, apesar do aumento de mais de 7% no volume embarcado, a receita teve uma queda de aproximadamente 12%, principalmente devido a uma redução de quase 18% no preço médio do produto em comparação com o ano anterior.

A carne bovina, por outro lado, enfrenta uma queda de 6,5% nos preços, mas compensa com um aumento significativo de quase um terço no volume embarcado. Isso resulta em uma receita, considerando a média diária, cerca de 24% acima do registrado em janeiro de 2023.

A carne suína mantém resultados positivos, mesmo com uma diminuição de mais de 11% no preço médio em relação a 2023. O aumento de 13,5% no volume embarcado permite que a receita cambial permaneça estável, com um ligeiro aumento anual de 0,12%.

Considerando que os nove dias úteis representam cerca de 41% dos 22 dias úteis de janeiro, observa-se que o volume total exportado pelas três carnes supera esse índice. No entanto, no que diz respeito à receita, a carne de frango atinge apenas 36% do registrado há um ano, enquanto a carne suína permanece estável, com aproximadamente 41%, e a carne bovina lidera, com mais da metade da receita alcançada em janeiro de 2023.