Publicado em 15/01/2024 20h57

Grande safra de soja é esperada na Argentina

Se concretizada, a produção de soja nesta temporada seria a mais alta desde 2018-19.
Por: Leonardo Gottems

A produção de soja na Argentina deverá aumentar quase 150% na campanha de comercialização de 2023-24, à medida que chuvas perfeitamente sincronizadas caíram durante a temporada de plantio, de acordo com um relatório do Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

A FAS prevê uma produção de 50,5 milhões de toneladas nesta época, em comparação com 20,5 milhões em 2022-23, um ano em que a seca reduziu os rendimentos e diminuiu a área plantada. A agência reduziu sua estimativa de esmagamento de soja no ano passado para 26 milhões de toneladas "devido à diminuição das exportações e às menores taxas de operação de esmagamento em décadas". O total de moagem deste ano deverá subir para 40 milhões de toneladas.

Se concretizada, a produção de soja nesta temporada seria a mais alta desde 2018-19, quando o país colheu 55,8 milhões de toneladas da oleaginosa. Em relação à safra 2023-24, a FAS disse que o padrão climático El Niño finalmente encerrou a pior seca do país em mais de 60 anos. "As chuvas superiores à média atingiram muitas das principais áreas de cultivo, começando no início de novembro e continuando até dezembro", observou a FAS.

A agência revisou sua projeção de área plantada de soja para mais 800 mil hectares, totalizando 17,2 milhões. O aumento deve-se à melhoria das condições meteorológicas e às "potenciais mudanças na política econômica por parte do novo governo que irão incentivar as exportações", afirmou a FAS. A agência estima as exportações de 2023-24 em 6 milhões de toneladas, mais de três vezes superior à quantidade embarcada no ano anterior.

Em todo o país, 79% da safra de milho havia sido plantada até 31 de dezembro, quase 9% à frente do ritmo do ano passado, afirmou a FAS. Quase toda a cultura plantada é classificada em condições ótimas ou adequadas. "Em conversas com contatos da indústria local, o otimismo transparece com expectativas de precipitação mais normal ao longo da estação de cultivo", disse a FAS. "Alguns analistas do setor esperam uma colheita ainda maior, de até 53 milhões de toneladas este ano”.