Publicado em 15/01/2024 20h50

Essas tendências irão moldar o agro europeu

A adoção da agricultura de precisão também é citada.
Por: Leonardo Gottems

A BKT, principal fabricante global de pneus Off-Highway, incluindo agricultura, analisou dados históricos para identificar as tendências agrícolas de 2024, visando fornecer um decálogo das macrotendências do setor. Uma dessas tendências é o aumento das lavouras de conservação. 

Imagem de Pete Linforth por Pixabay

“A agricultura regenerativa dá prioridade à perturbação mínima do solo, enfatizando o aumento da biodiversidade do solo e a regeneração da camada superior do solo. Esta abordagem engloba várias técnicas, como o plantio direto, lavoura reduzida, rotação de culturas e muitas outras”, comenta.

Além disso, antecipa-se um aumento nos preços de algumas culturas arvenses na Europa, como milho, cevada, trigo e soja. Essa tendência é atribuída à persistência de conflitos geopolíticos e a uma potencial redução na produção estrangeira. Outro ponto citado é de que as culturas de cobertura, frequentemente utilizadas para melhorar a fertilidade do solo e reduzir a dependência de fertilizantes químicos, estão se tornando mais difundidas. Prevê-se um crescimento no rendimento de culturas de silagem, especialmente na produção de alfafa.

Nesse contexto, o quarto ponto é a luz verde para a utilização de glifosato até dezembro de 2034. “No entanto, a manutenção do método convencional de gestão de infestantes não terá impacto na produção alternativa e biológica, que continua a crescer de forma constante e acentuada”, completa.

A adoção da agricultura de precisão também é citada, assim como a redução do trabalho do solo tradicional. “Espera-se um uso mais difundido de soluções digitalizadas na agricultura, especialmente ao nível de entrada, que são fáceis de implementar e acessíveis, com o objetivo de permitir que os agricultores definam quantidades precisas  de água, pesticidas e fertilizantes, otimizando a qualidade do rendimento e a produtividade”, explica.

O avanço da tecnologia de taxa variável (VRT) na agricultura de precisão representa um progresso significativo ao possibilitar a aplicação flexível de água, nutrientes e outros insumos agrícolas no campo, eliminando a necessidade de múltiplas passagens ou ajustes frequentes nas configurações das máquinas. Por outro lado, a robustez contínua do mercado de tratores agrícolas usados, impulsionada pela demora na introdução de revisões nos equipamentos, enquanto a procura por novos tratores diminui, indica uma desaceleração após o recente boom de vendas.

O ligeiro crescimento no mercado de dispositivos IoT completa a lista com a transição energética. “Veremos um crescimento decisivo da oferta em mudança nos acionamentos de componentes de máquinas e equipamentos agrícolas em geral: os controlos hidráulicos e mecânicos serão unidos, ou mesmo substituídos, por soluções totalmente elétricas”, conclui.